Erro com Shield Ethernet

Boa tarde,
Estou tentando fazer uma comunicação entre o Elipse Mobile Client e o Arduino através de um Ethernet Shield. Porém, ao seguir o tutoral oferecido pelo GitHub, ao selecionar uma tag de leitura e clicar na conexão “arduino” encontro o seguinte erro: arduino remote connection is not communicating. Como posso resolver este erro? Estou utilizando um Arduino Mega.

Olá,

verifique se todos os dados do código do Arduino estão corretos, como senha e o link da aplicação. Dê uma olhada neste link, irá ajudar a entender o que está acontecendo com o Arduino: Instabilidade com grande quantidade de tags no elipse mobile

Atenciosamente,
Elidiane

A senha e link de aplicação no meu código estão corretos… estou tentando o EventsCallback porém nenhum sinal dos leds… ambos ficam apagados durante todo o tempo mesmo depois da programação ter compilado e na serial tbm não aparece nada… O que pode ser? Lembrando que estou utilizando um EthernetShield com o Arduino Mega

Nessa parte do código:
Setup(ARDUINO_UNO, &DefaultRead, &DefaultWrite);

Eu mantenho ARDUINO_UNO mesmo utilizando um Mega?

Em quais portas digitais você inseriu os leds? Se são portas que não existem no Uno de fato não irá funcionar.
Como o Arduino é um Mega, consequentemente possui mais portas analógicas e digitais.
No exemplo, o Setup vem com as portas do Arduino Uno:

Setup(ARDUINO_UNO, &DefaultRead, &DefaultWrite).

Para alterar você deve inserir todas as portas ou fazer um define no início do seu código, assim:

#define ARDUINO_MEGA “D1;D2;D3;D4;D5;D6;D7;D8;D9;D10;D11;D12;A1;A2;A3;A4;A5,A6,A7” (inserir todas as portas)

Assim o Setup fica desta forma: Setup(ARDUINO_MEGA, &DefaultRead, &DefaultWrite)

Se você não fizer isso a aplicação só vai enxergar as portas como se fosse um Uno.

Atenciosamente,
Elidiane

1 Like

Certo… porém as portas em que inseri foram portas comuns ao Arduino Uno, e mesmo assim os leds não respondem

Gostaria de compartilhar o código? Assim poderemos acompanhar melhor o que está acontecendo. Envie para elidiane@elipse.com.br

Att,

1 Like

Resolvi o problema! Após 2 dias de tentativas e erros descobri que havia de atualizar minha IDE e baixei a versão mais recente do Arduino. Após isso o erro foi embora.

1 Like

@LarissaAssis
Funcionou em qual versão de IDE?

A mais atual de todas, se não me engano é 1.6.7. É so ir no site do Arduino e fazer o download, além de ir seguindo o que eles mandam. Se vc já tem alguma versão do Arduino instalada eles irão te aconselhando a desinstala-la primeiro, porém não se preocupe porque as bibliotecas são mantidas.

Boa tarde, nao consigo enviar o codigo do exemplo “Tutorial Arduino Cloud Link” para o arduino, tenho um arudino UNO com Ethernet shield, e gostaria de usa-lo como servidor, porem quando vou enviar o codigo da um erro de conversao de char para int na ide do arduino e nao alterei em nada a api do elipse mobile. Da o seguinte erro:

This report would have more information with
“Show verbose output during compilation”
enabled in File > Preferences.
Arduino: 1.0.6 (Windows NT (unknown)), Board: “Arduino Uno”
EthernetCloudLink.ino: In function ‘void setup()’:
EthernetCloudLink:51: error: invalid conversion from ‘int’ to ‘const char*’
EthernetCloudLink:51: error: invalid conversion from ‘const char*’ to ‘int’
C:\Users\César\Documents\Arduino\libraries\ArduinoCloudLink\src/CloudConnection.h:59: error: too few arguments to function ‘Result CloudConnection_Init(CloudConnection*, Client*, const char*, const char*, const char*, int, const char*, const char*, const char*)’
EthernetCloudLink:51: error: at this point in file

Desde ja agradeço

Olá,

Qual a versão da sua IDE? É importante utilizar o ambiente mais atual: https://www.arduino.cc/en/Main/Software

Att,

Oii, utilizei as versões 1.0.6 e a ultima 1.6.9.

Obrigado

Abra a IDE e vá em File -> Examples -> ArduinoCloudLink -> EthernetCloudLink. Compile e faça upload para a placa sem alterar o código de exemplo. Caso funcione, possivelmente o código que você alterou esteja com algum erro de compilação. Verifique o número de parâmetros na função “CloudConnection_Init()”.

Att,

Nao alterei nada no código, da forma que esta la eu utilizei pra testar e da o erro mencionado. Obrigado.

Olá,

Detectamos o problema, então a lib será atualizada. Em breve, as informações a respeito do Cloud Link serão compartilhadas aqui no fórum.

Obrigada.

olá , já postaram a biblioteca atualizada do cloud link?

Bom dia,

A biblioteca correta já está disponível para download.
Att,

onde encontro ela para baixar?

@lealautomacao, você pode baixar a biblioteca no próprio Elipse Mobile.

Se você já tem uma conta no http://www.elipsemobile.com/, entre no seu aplicativo e crie uma conexão Arduino. No momento da criação da conexão, abaixo do campo de senha, haverá um botão para baixar o código, isso é, baixar o Cloud Link.