Acessando um banco de dados de outro pc

A minha aplicação eu criei um Banco de dados no servidor do sql no caso banco de dados 2-stSqlServer, fiz seguindo os passos do tutorial do desenvolvedor paginas 112-114(116-118 pelo numero do pdf), mas testando em outro computador, não é possível acessar esse banco de dados, qual o procedimento deve ser feito? Ou devo criar um novo banco de dados?

@Raphael_pecontrol, boa tarde.

Não ficou muito claro se está tentando conectar ao BD de uma máquina remota ou local.

Se estiver tentando conectar a um BD em máquina local utilizando as configurações realizadas em outra máquina, este BD da nova máquina precisa estar com a mesma configuração do outro (nome do BD, usuário, senha, etc). Lembrando que, caso não faça o Backup/Restore, não terá dados neste novo BD;

Se estiver tentando conectar a um BD em máquina remota, precisa apenas modificar a propriedade Servidor do objeto Banco de Dados com nome_da_máquina\instancia_de_banco_de_dados. Lembrando que é importante adequar a rede para esta conexão (liberar Firewall, por exemplo).

Caso não ajude, por favor, mostrar o erro que está retornando ao tentar conectar ou passar mais detalhes.

Mais informações:



Sds.

Estou tentando conectar a uma maquina local, Eu desenvolvi a aplicação no e3, Mas antes de passar o programa pro cliente eu resolvi testar em outro computador para ver se esta tudo ok, se as figuras estão de acordo o dimensionamento, o local para salvar o relatório… enfim, essas coisas, mas eu não consigo acessar o banco de dados nesse outro computador, mas se eu acesso o E3Browser pra analisar um histórico recente, ele não salva e fala que o banco não ta carregado.
Eu tentei ir em propriedades do banco de dados, na aba configuração e no espaço servidor, colocar o nome do servidor criado, mas não da certo.
Eu não quero fazer um acesso remoto pra obter as informações eu quero elas la sempre.

@Raphael_pecontrol, para testar a aplicação em outra máquina, precisa criar um BD dentro da instância do SQL na máquina local com o mesmo nome que criou na outra máquina. Assim como o usuário e a senha.

Na propriedade Servidor, utiliza o “.\instancia_de_banco_de_dados” ao invés do nome da máquina.

Então a sugestão é fazer os passos do tutorial também na máquina de testes.

Sds.

Usar exatamente dessa maneira? Não entendi,
Mas se eu seguir os passos do tutorial criar outro banco de dados com mesmo nome eu irei precisar reconfigurar todos os objetos consulta que eu fiz? Pois se tiver que fazer isso na maquina de testes eu terei que fazer novamente quando entregar o produto pro cliente, o que seria um trabalho extra, queria uma solução melhor.
Acho que essa que você menciona da instancia_de_banco_de_dados é exatamente o que faz eu evitar esses passos, mas ainda não entendi muito bem como ela funciona.

@Raphael_pecontrol, bom dia.

O que quis dizer neste caso é: ao invés de usar o nome da máquina, substituir pelo ponto. Isso significa que o BD é local.

Não precisará recriar as Consultas.

Na troca de máquinas, fatalmente, será necessário criar um novo Banco de Dados dentro do Servidor de Banco de Dados para receber as tabelas as quais os objetos Consultas trabalharão. No máximo, o que pode fazer é realizar backup da máquina de testes e restaurar na nova máquina. O único revés é que a tabela estará com dados “sujos” uma vez que estava em teste.

Em resumo, o que pode fazer é:

  1. Criar um novo BD no servidor de BD da nova máquina, gerar as tabelas dos históricos novamente e começar do zero; ou
  2. Realizar backup do BD do servidor de BD da máquina de testes, restaurar na nova máquina e realizar as consultas com os dados antigos (pode apagá-los, mas daria no mesmo que o item 1).

Para mais informações:



Sds.

1 Like

Entendido, e teria algum link mostrando como faço pra mudar o banco de dados SQL para stAccess? No caso eu gero um arquivo .MDB que eu posso usar em outras maquina e na opção do banco de dados eu escolho a opção 0-stAccess? Eu vi do MBD para sql mas não achei o contrario.

@Raphael_pecontrol, bom dia.

Tem que fazer exatamente como descreveu: mudar o tipo do banco de dados e escolher o caminho/nome do arquivo. Complemento: clicar no botão que testa a conexão.

Isso fará com que o novo BD fique zerado (caso seja um novo arquivo), o que nos remete ao post acima (criar tabelas, etc). Se for um já existente, basta conectar.

Se estiver fazendo apenas testes, é OK utilizar o Access, mas não é aconselhado se sua aplicação for grande e estiver na fase de implementação. O ideal é continuar com o SQL (ou Oracle).

Mais informações:



Sds.

1 Like