Alterar o tipo de uma variável para float

Boa noite…Estou tendo um pouco de dificuldades quanto ao uso do Elipse Scada como supervisório de um sistema utilizando arduino uno. Há três potênciomentros conectados às entradas A0, A1 e A2 do arduino, sendo estes potênciometros de, respectivamente, 10, 10 e 100 Kohms. A questão é que converti os valores de entrada de 0 a 1023 para 0 a 10/100 K, mas no potênciometro de 100 K não consigo imprimir este valor no display do Elipse corretamente pois o valor mostrado é negativo. Acho que o valor é muito grande para uma variável int. No arduino eu mudei o tipo da variável para float, mas no Elipse não sei como posso fazer. Alguém sabe como ajustar a variável no supervisório para ler este valor elevado de resistência?

Bom dia @Sobreira,

Para trocar de Int para Float basta trocar o parâmetro N2 de 3 para 5 (se a lista de operações estiver no padrão, para confirmar, basta abrir a configuração do driver e abrir a aba Operations).
Teste isto e me avise.

Obrigado Daniel. Tentei fazer o que você disse mas não deu certo. Ao alterar o parâmetro mencionado para 5 sequer efetuou a leitura da TAG, reportando erro. Quanto às configurações do driver eu não alterei, estou usando assim como foi instalado e estão como pode ser visto no anexo.

Caro @Sobreira ,

Saberia me dizer porque você está utilizando o valor 3 no parâmetro N3?
Se estiver em 0 como se dá a leitura?

Obrigado pela ajuda Daniel. Não, sinceramente não saberia. Na realidade não tenho muito conhecimento sobre o Elipse Scada e tenho tentado seguir alguns projetos similiares de integração entre arduino e Elipse e este atual é até o momento o que foi mais acessível em implementá-lo na minha aplicação, muito pela facilidade de criar os registradores e referi-los no supervisório. No geral, a partir deste projeto tenho avançado bem na minha aplicação a não ser por esta dificuldade do tipo da variável. A tentativa de utilizar 0 no parâmentro N3 também não surtiu efeito.

Bom dia @Sobreira,

Neste caso será necessário que você me gere um log do driver para investigarmos mais a fundo o que está ocorrendo.
Para isto, basta ir na configuração do driver, na aba setup e habilitar a opção Log to File.
Após isto, tente fazer a leitura tanto com a função 3, como com a função 5.
Feito isto, encaminhe o log para link@elipse.com.br.

Olá Daniel. Primeiramente desculpe a ignorância mas não consegui localizar o arquivo de log gerado. Eu marquei a caixa conforme você indicou, apontei um diretório do meu computador, mas mesmo assim não consegui encontrar o arquivo de log. Segundo é que eu acho que as mensagens de erro nas tentativas de leitura que apareciam eram devido a estar acessando a porta serial do arduino e do Elipse ao mesmo tempo, pois alterei para 5 o campo N2 e foi efetuada a leitura de um número gigante e completamente aleatório. Já com 5 em N2 e 0 em N3 também é possível realizar a leitura mas de um outro número aleatório (veja a diferença entre os números sem alterar o valor do potênciometro). A única leitura coerente é quando mantenho 3 e 3, conforme pode ser visto comparado ao valor impresso pelo arduino.

Bom dia Daniel. Acho que descobri qual o problema, ainda que sem saber resolvê-lo. Eu imprimi lado a lado as leituras do registrador e da variável que deveria possuir o mesmo valor, e é possível ver que o registrador está declarado com “int” no arduino. Você tem alguma ideia de como posso alterar esta linha para que o registrador possa ser declarado como “float”?

Caro @Sobreira,

Não sei como alterar a linha na programação do arduino.
Caso não consiga, uma alternativa é quebrar esta informação em mais de um tag e juntar dentro do SCADA.

@Sobreira,

notei na imagem que os valores da variável VALOR_POT3 não possuem parte fracionaria.
Existe a possibilidade de, invés de mudar o registrador para float (que acredito não ser possivel), alterar o tipo da variável para int?