Arduíno não é reconhecido pelo Windows

Introdução
Existem alguns modelos de Arduíno que são fabricados por terceiros, modelos que ao você plugá-los no computador, o Windows não os reconhece.

Bom, primeiramente é necessário verificar se já não existe um driver que funcione perfeitamente disponível pelo fabricante, caso não haja, a solução proposta abaixo poderá ajudá-lo.

Causa
Esse problema ocorre porque o Windows não permite instalar drivers sem assinatura e desta forma não é possível instalar manualmente o driver do fabricante do Arduíno.

Cenário
Para demonstrar como solucionar esse problema, vamos utilizar o Arduíno RLRobotics v1.0, um modelo fabricado no Brasil. No computador está instalado um Windows 8.1.

Solução
A solução é em duas etapas conforme abaixo:

  1. Permitir no Windows a instalação de drivers sem assinatura.
  2. Instalar o driver.

Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver
Para desabilitar a imposição de assinatura de driver do Windows, você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Segure “Shift” enquanto você clica no botão de reiniciar do Windows.
  2. O Windows apresentará uma tela azul e nela você escolherá a opção “Solução de Problemas” disponível na versão em português do sistema operacional ou “Troubleshoot” na versão em inglês.
  3. Após a janela anterior aparecerão outras opções, selecione então a opção “Opções Avançadas”/“Advanced options”.
  4. Na janela de opções avançadas, selecione “Configurações de Inicialização”/“Startup Settings”.
  5. Na janela de configurações de inicialização, clique em reiniciar.
  6. Quando aparecer a janela de configurações de inicialização, digite 7 (“Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver”/“Disable driver signature enforcement”).

Pronto, agora o Windows permitirá que você instale o driver.

Instalando o Driver
A RLRobotics disponibiliza em seu site o driver para o RLRobotics v1.0, é um arquivo de extensão inf, então baixe-o ou busque por um referente ao seu modelo no site do fabricante.

No Windows, siga os passos abaixo:

  1. Abra o “Gerenciador de Dispositivos” na versão em português do sistema operacional ou “Device Manager” na inglês.
  2. Com a janela do gerenciador de dispositivos aberta, no item de menu “Ação”/“Action”, selecione “Adicionar hardware legado”/“Add legacy hardware”.
  3. Na janela que se abre, clique em “Avançar”/“Next” e depois em “Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (avançado)”/“Install the hardware that I manually select from a list (Advanced)”.
  4. Surgirá uma lista, selecione o item “Portas (COM e LPT)”/“Ports (COM & LPT)” e avance.
  5. Nesta nova janela, clique no botão “Com Disco…”/“Have Disk…” e selecione o arquivo baixado do site do fabricante. Neste cenário do exemplo, é o arquivo de extensão inf disponível no site da RLRobotics. Selecionando o arquivo, clique em “OK”.
  6. Clique em “Avançar”/“Next” mesmo com o aviso sobre o driver não ser assinado. Avance outra vez e pronto, o driver está instalado.

Agora basta você plugar o seu Arduíno no computador através da Serial e ele será reconhecido no Gerenciador de Dispositivos. No gerenciador aparecerá também a porta COM a qual o Arduíno está conectado, então basta você informá-la no editor do Arduíno e prosseguir com seus projetos.