Banco de dados, de SQL para Access

Olá
Estou querendo migrar uma aplicação que usa um banco de dados SQL, para um banco Access. Que a principio é mais simples de se fazer os backups do banco.
Na parte de históricos e relatórios, eu alterei o banco para Access, e gerei uma tabela nova em todos os históricos. Teoricamente seria só isso, não? A aplicação deveria começar a trabalhar com o novo banco.
Mas no caso das formulas? Como eu faria? Se eu mudar o banco das formulas para Access ocorre um erro na aplicação quando ela carrega as formulas.

Qual a melhor forma de se fazer isso?
Tendo em vista que não preciso preservar os dados anteriores (mas se fosse possível seria incrível) posso começar o banco do zero.
Obrigado

@Uhtred Boa noite, só pra entender, suas formulas estão inseridas na aplicação do E3 ou estão inseridas diretamente no SQL?

Olá amigo, estão na aplicação, mas são salvas no SQL

@Uhtred Teoricamente deveria funcionar normal, o direcionamento do banco de dados não deveria impactar nas formulas, ainda mais se eles estão na aplicação e não no SQL. Consegue mandar a aplicação para que eu possa dar uma olhada ou talvez um print do erro que está apresentando.
Abraços,

Sem%20t%C3%ADtulo2
Esse é o erro que aparece na execução. A linha que a falha se refere é essa:

Application.LoadFormulaValuesQuiet “FormulaProdutoPH”, “Produto”, “Valor1”

Que carrega os valores da formula.
A formula está inalterada, a unica coisa que mudei foi o Banco de Dados onde a formula é armazenada, de SQL para Access.

Juan,

As Unidades e Conjuntos de Valores das Fórmulas são salvos no banco de dados. Portanto, ao trocar de banco, você terá que reconfigurar essa parte no E3.

A propósito, não recomendo migrar para o Access. O SQL Server é bem mais robusto e possui versão gratuita (Express) se for o caso.

1 Like

Olá amigo, desculpe a demora na contra resposta. Mesmo reconfigurando as unidades e tudo mais não funciona. A impressão que tenho é que por ele já ter criado uma tabela, não consegue criar outra no outro banco. Ou cria alguma confusão entre as tabelas dos bancos diferentes e não consegue acessar as do access.

O problema do SQL é que para fazer o backup do banco, precisa ser alguem do Ti, o operador da maquina não consegue, e nem se pode confiar a ele essa tarefa. Já sendo access é só copiar um arquivo. Mesmo sendo um tipo de banco menos confiavel, se encaixa melhor na aplicação, do meu ponto de vista.

Obrigado

O que exatamente não funciona?

Ei @Uhtred

Se for o caso de fazer o backup do banco olha esse KB Gerando backup de banco de dados sql .

Olá Juan, conseguiu resolver esta questão?

Olá
Infelizmente tive que abandonar por enquanto essa modificação. Quando me for permitido voltar a ela, reativo o tópico.
Obrigado pela ajuda de todos.