Botão não funcionando

Estou trabalhando com uma aplicação que possui diversos XControl parametrizados. São vários fancoils e todos usam os mesmos XControl. Todos os fancoil são feitos em A e B e possuem diversos botões, como de forçar ligamento e reset de horímetro.
Um desses fancoils possuí três máquinas, A, B e C e não consigo resetar o horímetro na C, mas estou tendo dificuldades em identificar onde essa variável é associada.

  • É possível forçar o zeramento do horímetro?
  • É possível obter uma lista de variáveis do sistema?
1 Like

Olá @g5briel,

É possível escrever o valor desejado em tags sim, desde que eles estejam habilitados a receber comandos. Porém como você consegue escrever em tags em outros botões e não consegue em alguns, pode-se ser um problema de desenvolvimento/logica da aplicação.
Consegue ilustrar com imagens?

As variáveis de comunicação do E3 estão no item Drivers e OPC do Studio:
image

1 Like

Entendi, acredito que como esse é um caso singular o pessoal que implementou deve ter esquecido de colocar no clp o terceiro elemento.
Vou pesquisar na programação se consigo encontrar algo desse tipo e se conseguir, posto as fotos aqui.

5 q

Olá @g5briel,

Esse botão esta colocando duas propriedades do objeto associado a propriedade Mic_f_FnDds em 0.

A propriedade Mic_f_FnDds é do tipo FC_Dds, que é um XObject criado por um usuário do E3.

Verifique o objeto FC_Dds para ver suas propriedades, e depois as instancias criadas para ver os tags associados a tais propriedades.

É utilizado o conceito de Tela indexada nessa aplicação, para mais detalhes veja o manual do treinamento E3 Desenvolvedores e/ou os artigos abaixo:

Grato pelas orientações, vou me informar melhor! O botão de zerar a variável não está funcionando em nenhum dos equipamentos instalados.

Olá, estava tentando consertar outro problema e me deparei com a seguinte situação, ainda sobre esse tema, os equipamentos são feitos como XObject e XControl. Preciso testar a conexão das variáveis que estão sendo monitaradas desses Xobjects e Xcontrols pelo MODBUS do CLP do equipamento, mas não há nenhuma TAG no driver das variáveis (COMA). (São os mesmos equipamentos citados anteriormente nesse mesmo tópico, fancoils).

Olá @g5briel,

Essa aplicação que esta trabalhando foi desenvolvida por outra pessoa?
Realmente este Driver, esta sem tags de comunicação, com isso não tem como monitorar suas variáveis.

Porém nos XObjects é possível inserir Driver e Tags de comunicação.
Verifique se nesses objetos possuem os tags desejados. Exemplo:

image

O objeto de fato tem esses tags de comunicação. Não fui eu quem fiz a aplicação, foi realizada por uma empresa e estou fazendo manutenção nela, alguns comandos não estão funcionando adequadamente. Há algum link para que eu possa entender melhor o funcionamento a fundo dos xObjects para resolver essa pane?

Olá @g5briel,

Recomendo ver o artigo/vídeo Open Day: ElipseX.

1 Like