Comando abrie e fechar seccionadora

Estou com um problema ao efetuar uma operação de abrir e fechar a seccionadora com o protocolo 61850. ao executar a operação de abrir a seccionadora eu consigo, mas quando tento fechar não consigo, olhando no spontaneous do rele, nega a operação com o check before operate e fala que foi sincronismo, mesmo problema que encontrei falando numa FAQ, do link:

Mas não entendi muito bem como proceder, podem me ajudar?
abaixo está os driver de comunicação:


O script esta mostrado abaixo:

e o comando fechar:

Deixo o script dessa maneira e altero somente o P1/N1 para 0 em SelectWithValue e operate? É isso?

Raphael_pecontrol, boa tarde.

Aparentemente o equipamento está com um intertravamento de sincronização. Faça o seguinte, habilite a opção “Use Cmd Tag N1 as Check Condition”. Deixei o parâmetro N1 em 0:

Ao deixar em 0, você está desabilitando ambas verificações. Se o problema persistir, favor enviar o log para eduardo@elipse.com.br.

Atenciosamente,

Quando Desmarquei o ‘Use sigle tag command alias’ e marquei o use cmd tag N1 as check condition, e coloquei zero no N1 do selectwithvalue e operate, não acontece nada, nem no spontaneous do rele fala algo. a Imagem abaixo é a imagem que aparece no spontaneos do relé quando tento fechar a seccionadora.(com N1 igual a 3 e a opção use ginle tag command alias’.

Raphael_pecontrol, boa tarde,

A opção “Use sigle tag command alias” é utilizada quando deseja-se criar tags simples para os comandos importados do equipamento via tagBrowser, e deve permanecer habilitada para o correto funcionamento destes tags de comandos.

Deu certo, resolvido aqui, Quando deixei as 2 opções marcadas “use single tag command alias” e “use cmd tag N1 as check condition” deu certo, porém com N1 igual a zero, quando ficou igual a 3 não aconteceu nada, outro detalhe que as outras seccionadoras estavam com N1 igual a 2 e também funcionou, pode deixar umas com N1 igual a 2 e outra com N1 igual a zero? O que faz esse N1? De qualquer Maneira Obrigado.

Conforme o manual do driver IEC 61850:

Esta opção informa se o parâmetro N1 deste Tag é usado para indicar o parâmetro de verificação de segurança do comando. O parâmetro N1, neste caso, deve ser um número entre 0 (zero) e 3 (três), como resultado de um OR lógico entre os bits 0: INTERLOCKING e 1: SYNCHROCHECK

É possível utilizar diferentes N1 no mesmo driver. O valor do N1 varia conforme o resultado da OR explicado a cima.

1 Like