Comando no driver via dnp3 master

Bom dia, estou fazendo uns testes com um relé e um rtac, o Rtac é o slave ele envia as informaçoes em DNP3, eu consegui aquisitar essa informação no driver do elipse, porém queria saber se consigo escrever nessa variavel e dar o comando pelo driver do elipse, mas não consegui achar a sintaxe correta dos parametros N2 e N3

Raphael, bom dia.

Primeiramente, acredito que você deva confirmar no IED qual o tipo de comando que ele está aguardando para este endereço.

Para enviar um comando discreto utilizando o driver DNP3, você deve utilizar o objeto 12 variação 1, logo o N3 será 1201.

Em relação ao N2, dependerá do tipo de comando que você pretende enviar (Select, Execute, ou DirectExecute). Podes testar enviando um “Direct Execute”, configurando o N2 = 5. Lembrando que o IOTag de comando será somente de escrita.

É importante salientar que você deve se ater ao valor que irá escrever no comando, uma vez que pode ser um LatchOn, LatchOff, PulseOn ou Pulse Off. Para mais informações a respeito do valor a ser escrito, sugiro a leitura do tópico “comandos” no manual do driver DNP3.

Boa tarde Eduardo, o Rtac está configurado colo latch, eu cheguei a mudar para pulse, mas não da certo também
Eu utilizo o software sup187 e consigo dar o comando no rtac e escuto a out dele batendo, porém no elipse eu escrevo a sintaxe acho que seria a da figura acima, porém eu coloco 131 no select e 131 no operate, fica azul mas não acontece nada.
mudei no rtac para pulse também e coloquei 129 no select e 129 no pulse e também não acontece nada

Raphael_pecontrol, boa tarde.

A principio a parametrização do comando está correta.

Se está ficando azul, é porque o equipamento está aceitando o comando (WriteStatus = 0). Caso você queria confirmar esta situação, favor encaminhar o log para o meu e-mail.

eduardo@elipse.com.br

Me parece que o fato do equipamento estar aceitando o comando e retornando sucesso (status 0), sugere que o problema está na lógica interna do mesmo, uma vez que está aceitando o comando, mas de fato não executando a ação solicitada.

1 Like

Boa tarde Eduardo, eu fiz o teste com o comando direct, N1=3 N2=5 N3=1201, N4=1;
O comando direct a BO do RTAC é acionada quando escrevo 129 e 65, porém no select e operate, as vezes preciso escrever umas 2-3 vezes no select e em operate 65. para executar a ação, e comando 129 não acontece nada, vou apagar os logs, executar os testes novamente e te envio amanha no seu e-mail