Como comunicar com IMS Smart Trans

Saudações a todos, sou estudante de engenharia e estou com a versão demo do software. Tenho um equipamento IMS Smart Trans para a medição de grandezas elétricas e gostaria de saber como realizar a comunicação entre o equipamento e o software Elipse E3. Meu objetivo é somente monitorar e registrar em memória as medidas realizadas com o equipamento. Desculpem se sou muito leigo, mas o meu prazo é curto. Agradeço desde já.

Olá @Marcelo_Linhares,

Esse equipamento utiliza o protocolo Modbus, e para utilizá-lo, siga os passos do
Tutorial do E3 Desenvolvedores > Comunicação > Exercícios > Driver de Comunicação.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Atenciosamente,
Lucas

Boa tarde Lucas, obrigado pela resposta.

Uma vez baixado o driver, qual deve ser a opção em Modbus Mode? O meu equipamento utiliza RS-484 com um conversor para USB, ao comunicar com o computador. A minha Physical Layer seria do tipo Serial, correto?

Uma vez definidos os parâmetros do driver de comunicação, como faço para determinar de quanto em quanto tempo o equipamento efetua as medidas e como registrar e ter acesso aos dados obtidos? Agradeço desde já.

Atualização e correção: A comunicação é por meio de RS485. (O driver do conversor RS484-usb foi instalado e está funcionando sem erros).

Meu driver modbus está configurado de acordo com o que foi instruído no seguinte tópico:

No caso, estou medindo tensão média na fase R.

Não faço ideia de verificar se está havendo comunicação entre o software e o equipamento, também não sei como ter acesso nem como armazenar os dados obtidos, se é que estão sendo obtidos. Por favor, necessito de ajuda!

Olá @Marcelo_Linhares,

Para verificar a comunicação, no Studio, clique em “Ativar Comunicação”, no driver:

image

Caso as tags fiquem com a cor azul, sua comunicação está bem-sucedida. Caso contrario, se ficar com a cor vermelha, por gentileza, habilite o log do driver, nas configurações do driver, aba Setup:

image

Ative novamente a comunicação, para gerar informação, e encaminhe o arquivo para: santos@elipse.com.br