Como parar um gráfico em tempo real usando o e3chart

Eu criei um e3chart e nele estão configurados varias penas que estão associados a variáveis de grandezas elétricas medidas em tempo real, então quando visualizo ele mostra o histórico e o tempo real com o período definido definido na aba escala do eixo X. Eu criei 2 setpoints que podem me mostrar um intervalo especifico de tempo, porém ele só funciona se tiver marcado a opção (intervalo de tempo histórico), se eu deixo marcado (mostrar ultimo período em tempo real) ele apenas atualiza o setpoint com horário atual. Eu gostaria de, quando setar uma data, ele mostrasse o gráfico com o tempo setado e após eu apagar a data ele voltasse para a configuração em tempo real, isso é possível?

Olá Raphael, seja bem-vindo ao forum da Elipse!

Utilize a propriedade ScaleType do eixo horizontal para alterar o tipo de escala.

1 Like

Obrigado Pgustavo, mas agora surgiu outras dúvidas
Criei um botão e coloquei o seguinte codigo:

Set Chart = Screen.Item(“E3Chart2”)
Chart.Axes.Item(“EixoHorizontal”).ScaleType = 2
’ Mostra o ultimo período
Chart.Axes.Item(“EixoHorizontal”).SetHistoricPeriod now - 1, now

A figura 2 mostra a imagem congelada após pressionar o botão criado, porém no script eu passo o parâmetro now, e o -1, e eu queria pegar esses parâmetros das datas mencionadas nos 2 setpoints criados, como eu altero esse script? Outra coisa, após apertar o botão como faço para a imagem descongelar e mostrar novamente em tempo real?

Raphael,

Utilize o AppBrowser para copiar o caminho dos setpoints para o script. Vai ficar algo assim:

Chart.Axes.Item("EixoHorizontal").SetHistoricPeriod Screen.Item("SPDataInicial").Value, Screen.Item("SPDataFinal").Value

Para retornar à escala de tempo real, crie outro script (outro Botão) para atribuir o valor do ScaleType = 1

1 Like

Perfeito, deu certo, eu aproveite e usei um botão do tipo toggle, e consegui fazer as 2 funções com o mesmo botão. e implementei uma msgbox para que não de erro antes de escolher a data. Olha como ficou
Sub ToggleButton1_Click()

if Screen.Item(“SPDataFinal”).Value ="" and Screen.Item(“SPDataInicial”).Value="" then
msgbox “Escolha as datas primeiro”

else

if Value = true then
Set Chart = Screen.Item(“E3Chart2”)
Chart.Axes.Item(“EixoHorizontal”).ScaleType = 2
’ Mostra o ultimo período
Chart.Axes.Item(“EixoHorizontal”).SetHistoricPeriod Screen.Item(“SPDataInicial”).Value, Screen.Item(“SPDataFinal”).Value
end if

if value = false then
Set Chart = Screen.Item(“E3Chart2”)
Chart.Axes.Item(“EixoHorizontal”).ScaleType = 1
end if
end if

1 Like