Componentes do Elipse E3, quais comprar? E3 Studio, Server e Viewer

Olá, gostaria de tirar uma dúvida sobre os componentes que compõem o Elipse E3. Se não estou enganado, é composto pelo E3 Server, o E3 Viewer e o E3 Studio.

A primeira dúvida é sobre o E3 Studio, pelo que li, é o app que desenvolvemos as telas, scripts, geração de relatório etc, tudo referente ao desenvolvimento do supervisório. Dito isto, é certo chegar a conclusão de que o E3 Studio é necessário comprar apenas uma vez, correto? Uma vez comprado, a empresa que fará o desenvolvimento das telas não precisará se preocupar em comprar outro. Pensando assim, ao vender uma solução com o supervisório E3 para o cliente, ele não precisa adquirir o E3 Studio também, correto? Outra dúvida ainda sobre o E3 Studio, é possível desenvolver uma aplicação tendo o E3 Server e E3 Viewer, mas utilizando apenas a demonstração do E3 Studio? Sei que é limitado, mas pelo que eu ando explorando no E3 Studio, creio que seja possível.

Sobre o E3 Server e o E3 Viewer, neste caso, toda solução que for vendida para um cliente, é necessário que o cliente tenha uma licença dos dois, certo? Pelo que eu entendo do E3 Viewer, ele é necessário sempre que quisermos colocar a aplicação em mais de um PC, por exemplo, se temos 3 PCs na indústria, é necessário ter 3 licenças do E3 Viewer, correto? Porém, independente do número de PCs, o E3 Server ainda pode ser apenas um, certo?

No caso de ser apenas um PC, o E3 Viewer ainda é necessário? Tipo, o E3 Server estará rodando em um PC, mas o E3 Viewer será necessário estar no mesmo PC em que o E3 Server estará rodando para que seja possível visualizar a tela, alterar dados etc?

Outra dúvida, o E3 Viewer tem duas opções, o E3 Viewer Control e o E3 Viewer Only. O Control diz que permite qualquer tipo de controle e visualização e o Only permite apenas visualização. Gostaria de saber que controle é este…? Se eu usar o Only por exemplo, não conseguiria escrever nas TAGs? Gerar relatórios manualmente? Etc.

Ah, e pra quem desenvolve, é necessário ter o E3 Server e o E3 Viewer? Ou apenas o E3 Studio?

Eu sei que ainda há outros componentes que tem integração com o E3, como o EMP (Elipse Plant Manager), quando fiz cotação com a Elipse, eles mandaram este componente da cotação também. Minha aplicação seria apenas visualização, controle, alarmes, gráficos, geração simples de relatórios, este EMP realmente seria necessário? Eu fiquei um pouco confuso do que o EMP faz, pois pensei que o E3 com seus 3 componentes principais já faria diz na descrição do EMP, se alguém puder tirar esta dúvida também, agradeço.

E por fim, quando fiz a cotação com a Elipse, eles também enviaram a cotação do protocolo MODBUS, eu fiquei bem confuso quanto a isto. Por que é necessário comprar isto? Pois a Elipse já disponibiliza o driver do MODBUS no site deles, além do protocolo ser livre de taxas de licença. Isto realmente seria necessário?

Ah, e por favor, comentem sobre a Hardkey também, vi isto, mas não entendi o que é.

É isto, gostaria muito de uma explicação disto tudo. Estamos com uma oportunidade muito boa, porém, temos que reduzir custo em tudo o que der e evitar comprar o que não é necessário, se alguém puder sanar as dúvidas acima e talvez até dar dicas, agradeço muito.

@KDM, bom dia.

A maioria destas dúvidas podem e devem ser esclarecidas com o nosso comercial, pois poderão lhe apresentar os melhores produtos para o que precisa. No nosso site tem o contato da matriz e filiais (aqui). Pode escolher a da região mais próxima ou a que preferir.

Neste post irei me limitar a responder as dúvidas técnicas, ok?

  1. Pergunta:

Comercial.

  1. Pergunta:

Comercial.

  1. Pergunta:

Comercial.

  1. Pergunta:

É possível, mas ficará limitado ao que a versão DEMO oferece. Mais detalhes neste artigo: https://kb.elipse.com.br/kb29583-utilizando-o-e3studio-em-modo-demo/

  1. Pergunta:

É necessário ter na chave de produto (Hardkey/Softkey) todos os produtos necessários para o funcionamento correto da aplicação do cliente.

  1. Pergunta:

Mais ou menos. Todo produto E3Server já vem com um E3Viewer. Então, no caso de uma aplicação que será visualizada simultaneamente em 3 máquinas, basta inserir mais 2 produtos E3Viewer (Only ou Control) na chave E3Server.

  1. Pergunta:

O E3Server sempre será um, pois ele é necessário para rodar a aplicação (exceto quando Hot-StandBy).

  1. Pergunta:

Conforme item 6, não será necessário produto de E3Viewer a mais, pois o E3Server já contém um E3Viewer.

  1. Pergunta:

Não ficou muito claro o que quis dizer aqui. Por favor, detalhar.
Em tempo, o E3Studio é a plataforma para desenvolvimento da aplicação. Enquanto está desenvolvendo, pode ser necessário rodar a aplicação (E3Server) e visualizar o que fez (E3Viewer). Então os módulos são necessários. Se está falando comercialmente, a chave E3Studio sozinha é suficiente para trabalhar nos módulos.

  1. Pergunta:

Este artigo deve lhe ajudar: https://kb.elipse.com.br/usando-o-viewer-no-e3-capitulo-5-viewer-only/

  1. Pergunta:

O EPM é uma plataforma que lhe auxilia no armazenamento dos dados e contextualização dos mesmos, trazendo ótimo desempenho de visualização e registro. Com o tempo, o armazenamento dos dados pode ficar muito grande e difícil para criar relatórios eficientes/ contextualizados, então para melhorar o gerenciamento desses dados e dar inteligência a análise, além de facilitar a integração com o Excel, se pode/deve utilizar o EPM.
Para mais detalhes:
Produto EPM
EPM no Youtube

  1. Pergunta:

Esta é uma dúvida comercial, mas adianto que todo produto driver que configurar na sua aplicação será necessário acrescentar este na sua chave (Hardkey).

  1. Pergunta:

O que é disponibilizado no site é o arquivo DLL. Este é o arquivo com a “tradução” do protocolo de comunicação. A utilização, em Studio, dos drivers não tem restrição, mas, em Runtime, é necessário ter o produto na chave. Neste caso, sugiro que entre em contato com o comercial.

  1. Pergunta:

A Hardkey é, basicamente, a chave que contém os produtos que serão utilizados na aplicação. Também serve para proteger o software de pirataria.

Espero ter conseguido esclarecer suas dúvidas e aconselho que entre em contato com o nosso comercial para as outras.

Sds.