Comunicação 61850 não retorna

Bom dia a todos,

Irei fazer um resumo breve: na app existem relés com comunicação 61850, por alguma falha (provavelmente rede), a comunicação de um relé específico caiu e voltou, porém as informações (pontos) dele não retornaram ao GTW (ficando com qualidade 28), sendo que em campo estava OK.

Fiz meus testes que tenho que fazer, começando pelo básico (rede - ping), comprovando que estava OK.; Depois exclui os arquivos LD (para poder gerar novos), eles foram gerados, mas nada da comunicação; Exclui novamente os arquivos e isolei o relé do driver (rodando por Studio).

Neste ponto, a comunicação voltou com os valores em tempo real. Retornei o relé ao driver e tudo normalizou.

Gostaria de saber por que isto ocorre? Por que só quando isolo e volto ele, restabelece a comunicação. Alguém poderia me ajudar?

Att,

João, bom dia.

Isto pode ocorrer devido as configurações de reports e datasets. Quando um cliente (no caso o Scada) se conecta a um IED, se a estrutura de reports e datasets estiver definida corretamente, ele deve habilitar um report livre no equipamento (RptEnable = False). Em uma desconexão, o equipamento deve armazenar o ip do último cliente conectado, de forma a reportar o eventos bufferizados durante a desconexão, para o cliente anteriormente conectado. Já vimos casos do IED não armazenar o IP do último cliente, ou não liberar o Report (voltar RptEnable para false) em uma desconexão.

De qualquer maneira, somente com os logs de comunicação poderemos precisar a causa do problema. Favor envia-los para:

eduardo@elipse.com.br

Muito obrigado Eduardo.