Comunicação ao programa Master Tools

Boa noite sou estudante de engenharia elétrica, e estamos estudando o elipse scada para a construção de IHM, porém estamos com dificuldade em comunicar com um CLP da marca Altus, estamos usando o protocolo ModBus, más realmente esta sendo muito cansativo, não funciona. outra alternativa seria usar o programa em modo de simulação sem utilizar o CLP, más não sei se isso é possível.

Bom dia Gilmar,
Por gentileza, envie o log de comunicação do driver para delio@elipse.com.br.

Se deseja simular, sugiro que utilize o Elipse Modbus Simulator, que simula até 10 equipamentos no computador onde está sendo executado.
O download está disponível através deste link:
https://www.elipse.com.br/downloads/?key=simulator&language=ptbr#header-main

Descobrimos que o PLC da Altos aparentemente está com problemas, más precisamos fazer simulações do PLC, como sugestão do Délio, usar o ModBus Simulator, más não achei documentação ensinando a utiliza-lo, achei um vídeo falando sobre o E3 e o simulador ModBus, até tentei seguir até onde deu, más não funciona. usei o driver master, e o erro é " erro de comunicação no drive modcom modbus IOKitlib versão 2.0. se puderem indicar algum material seria de grande ajuda,.desde já agradeço a atenção.

Gilmar, sobre o erro de comunicação, poderia enviar o log do driver para o e-mail delio@elipse.com.br?

Para maiores informações sobre configuração do driver Modicon Modbus Master, verifique o item “Guia de Configuração Rápida” do próprio manual do driver, que é disponibilizado ao realizar o download em nosso site.

Abaixo exemplo de configuração utilizada para ler o endereço Register 1:

Deu certo, ficou muito bom, o erro dá quando o Elipse ModBus Simulator estava parado…problema resolvido, Obrigado.

Só tem uma ultima dúvida, más esta de menos importância, eu criei uma animação de um motor usando o “Animation”, fiz 4 frames para fazer o motor girar, fiz uma tag com uma onda dente de serra e linkei ao animation, funciona perfeitamente, más gostaria de que a aminação só funcionasse assim que ligar o botão, dando uma impressão de acionamento, isso é possível ? ou seja ligar o botão e a animação do motor funcionar.

Gilmar, você poderia inserir um botão tipo Liga/Desliga, associando a propriedade enabled do tag Demo que comanda a animação:

Se você pretende acionar esta animação através de uma entrada digital, basta inserir um script que altere a propriedade enabled do tag demo a cada alteração, por exemplo: