Comunicação com módulo Toledo 9700

Existe algum driver para comunicação com o módulo Toledo 9700 via ethernet?
É possível extrair as informações como: lote, peso líquido, total parcial, etc, para elaboração de relatórios?

1 Like

Davi, a Elipse possui 3 drivers Toledo disponíveis para download (http://www.elipse.com.br/port/download_drivers.aspx).
Alguns modelos de balança comunicam em protocolo Modbus, e neste caso seria possível utilizar o Driver Modicon Modbus Master ASC/RTU/TCP.
Caso o modelo específico não seja compatível com nenhum dos drivers listados acima, verifique com o fabricante o protocolo utilizado pelo equipamento e entre em contato através do e-mail delio@elipse.com.br.

Para se fazer a comunicação entre o Elipse E3 e o módulo Toledo 9700 via protocolo ASCII (default)
no meio físico EtherNet pode-se utilizar o driver ASCII Generic.
O módulo frequentemente envia uma string ao dispositivo conectado, no formato:
<82SPDT|HR|NT|NL|PR|SQ|PL|TR|PD|ST|TG|>
Onde:

Após receber e tratar a string, deve ser enviado uma string de resposta para que o módulo 9700 entenda que os dados foram recebidos no formato:
<82RXSP|>

Segue a configuração do comando ASCII.

Formato de Transmissão e Recepção:
STX MENSAGEM ETX@

Onde:
STX 02H (hexadecimal)
MENSAGEM Tabela acima
ETX 03H (hexadecimal)
@ 40H (hexadecimal)

1 Like

@delio @Davi
Nesse caso, como ficaria a configuração das tags do driver para recebimento dos dados via ASCII? E com relação à configuração da aba Ethernet do driver, o E3 deve ser o master (configurando o IP e porta do módulo no driver) ou slave (apenas escutando a porta do módulo)?

Daniel,

Neste caso precisaríamos de um tag com N1=4 para enviar o comando declarado no TX do comando 0.
Um tag com N1=3, para receber o comando. Lembrando que para cada campo variável (%), será retornado o seu valor em cada elemento do bloco (se for um bloco), a partir do índice de variável informado no parâmetro N3. Neste caso como há apenas um campo variável, poderia ser inserido um tag ou um bloco com um elemento.
Será preciso também um tag com N1=2, para receber o valor TX do campo variável informado.

Com relação a aba Ethernet, o E3 deve ser o master, configurando o IP e porta do módulo no driver.

Se preferir, posso encaminhar para o seu e-mail um exemplo utilizado por um cliente que possuía comunicação com uma balança com o seguinte frame de comunicação:

Micro -> [ENQ] -> Balança
Balança -> [STX - Peso - ETX] -> Micro

Em que: ENQ = 05H / STX = 02H / ETX = 03H
Peso = 6 caracteres ASCII sendo que os três primeiros representam a parte inteira e os três últimos representam a parte fracionária.

Gentileza enviar a aplicação exemplo para daniel@dgautomacao.com.br.

Olá Délio!

Poderia por gentileza enviar o exemplo da comunicação? Estou com algumas dúvidas como usar o drive.

Enviar para maurilio.felix@tasautomacao.com.br

Agradeço!

Olá Maurilio,
Aplicação enviada.

Olá, Délio

Você poderia me enviar essa aplicação exemplo por e-mail? Estou com duvidas ainda em relação à configuração do drive.

Email: sara.crist@live.com

Obrigada

1 Like

Boa tarde,

Abaixo link para download da aplicação exemplo:
ExemploASCII.zip