Comunicação com o S71200 usando MProt (ISOTCP) muito instável

Olá. Eu tenho uma aplicação no E3 que se comunica com 13 CLP´s (via rário UBIQUITI), mas estou tendo problemas de comunicação o sinal cai muito e não sei exatamente o que poderia fazer para melhorar isso. Não consegui identificar o problema através do log. Alguém poderia me dar uma dica/ajuda, por favor. PS: minha aplicação tem 1088 tag’s de comunicação.

Olá Kelton!

Envie o log de comunicação do driver para que possamos analisar.

Kelton,

De acordo com os logs recebidos, está ocorrendo uma quebra de sincronismo entre as mensagens TX e RX após um timeout na comunicação. Em resumo, o driver possui um loop interno para tentar recuperar a sincronia das mensagens, no entanto, esse loop é abandonado prematuramente se ocorrer outro timeout no meio desse processo, permanecendo a quebra de sincronismo até que o equipamento encerre a conexão.

Um paliativo seria habilitar a opção “Disconnect if non-responsive” nas configurações do driver. Assim, o driver irá forçar a desconexão com o equipamento quando ficar sem resposta durante um tempo maior (configurável). Com a opção “Retry failed connection” também habilitada, a conexão será restabelecida automaticamente, bem como o sincronismo entre as mensagens.

Você também pode aumentar o timeout nas configurações do driver.

Obrigado pela ajuda Paulo, estou fazendo as alterações que me sugeriu, espero que resolva.

Olá Kelton! Como ficou este assunto? Chegou a realizar as configurações sugeridas?

Olá Paulo.
Primeiramente desculpa a demora e sim, eu cheguei a fazer as alterações que você falou, mas mesmo assim continuou ruim. O que fez com que melhorasse 100% foi fazer a leitura de cada dado por blocos de comunicação, pois como não estava sendo feito assim a taxa de transferência de dados estava muito alta. E ainda foi necessário fazer alteração nos programas do clp para poder organizar os dados em blocos. Eu também acho que o rádio não é muito adequado para a aplicação, é um 900mHz da ubiquiti, por muitas vezes ele ficava perdendo comunicação e piora em período chuvoso. Enfim, já tem uns 20 dias que foi concluído a alteração e até agora está funcionando bem, muitíssimo obrigado mais uma vez.

1 Like