Comunicação com réle de proteção Pextron e dispositivos externos

Olá,

Ao fazer uma conexão com a versão demo verifiquei que é possível monitorar as grandezas elétricas em tempo real dos dispositivos eletrônicos como, por exemplo, multimedidores. Então, gostaria de saber se é possível monitor e exibir informações de corrente em tempo real do relé de proteção Pextron modelo 7104, sendo que o protocolo de comunicação desse relé é RS485. Preciso que as informações de correntes sejam exibidas em uma aplicação no app elipse mobile.

Obs: Minha aplicação é com ARDUINO.

Existe algum drive para essa possível comunicaçã?

Atenciosamente,
Denis Gomes

Olá Denis.
É possível sim, o Elipse Mobile possui um canal de comunicação com a placa Arduíno.
Verifique abaixo um exemplo/tutorial dessa comunicação:

Bom dia Felipe,

Referente ao tutorial, felizmente já passei dessa fase, realizei aplicações mais avançadas.

Preciso saber como faço a comunicação com o relé pextron. No relé é disponível 3 fios “M Q e Q barra” para comunicação e transmissão em RS485, conforme pode observar na primeira figura em anexo.
Sei que é necessário converter o sinal de RS485 para TTL (USB) para conseguir conectar no computador, pois acredito que não é possível colocar os 3 fios de comunicação diretamente no ARDUINO.

Como fazer a comunicação do elipse mobile com o relé e a comunicação do relé com o arduino?

Sei que no Elipse mobile server tenho que fazer um controle do tipo “DISPLAY”, porém não sei como configurar a TAG na qual vai estár recebendo as informações de correntes do relé. Como faço a configuração da TAG se o relé estiver apenas configurado no computador por não conseguir se comunicar com o arduino? E se for possível a comunicação do relé diretamente com o arduino, como faço para configurar a TAG “entrada digital” do arduino para receber as informações do relé?

Sei que através do Elipse E3 é possível fazer tudo isso que preciso, pois o E3 possúi varios drives para comunicação com os diversos fabricantes de relé de proteção.

Segue figuras com caracteristicas de comunicação fornecidas pelo fabricante do relé.

Atnciosamente,
Denis Gomes

Opa, conseguiu talvez comunicar?