Comunicação entre o E3 e um Módulo Advantech ADAM 6017

Prezados! Boa tarde.

Li vários tópicos do Fórum mas não encontrei similaridade com essa questão: comunicação com um módulo ADAM 6017 com o E3 via protocolo Modbus TCP, onde tenho disponível do Manual do dispositivo um script na linguagem Visual Basic. Confesso que não sou familiarizado com a linguagem, mas ao abrir o script no Microsoft Visual Studio substitui o endereço IP. O meio mais rápido de fazer isso seria anexar o script no E3 (imagem 1)? Fiz isso, abri o E3 e ativei a comunicação, onde já tenho configurado o driver (imagem 2), mas não obtive a comunicação. A configuração do Tag de comunicação deveria ser na forma de configuração por string? Quanto aos parâmetros N/B não encontrei informações no Manual do dispositivo. Seguem imagens

@Nalber, bom dia.

Respondendo aos seus questionamentos:

Não. Este script, pelo que entendi, é para configurar o equipamento ou algum programa para comunicar ao dispositivo.

É uma das formas de fazer. A outra é por parâmetros N/B.

Os parâmetros N/B são configurações dos tags de comunicação no E3 e, para o driver Modbus Master, as explicações estão no manual em Configuração > Configurando Tags > Configurando um Tag de Comunicação. É feito da seguinte forma (resumido):

  • Parâmetros N/B:
    N1 => Endereço escravo do dispositivo;
    N2 => Tipo da variável (Operation);
    N3 => Adicional (geralmente não é utilizado);
    N4 => Endereço da variável.

No manual do dispositivo, apêndice B, tem os tipos modbus suportados pelo equipamento e mapa de endereços. Com essas informações é possível configurar com mais clareza os tags e o próprio Driver.

Exemplo:

  • O offset dos endereços, segundo o manual do dispositivo, é 1, então na Aba Modbus > Data Address Model Offset > escolher Data is addressed from 1.

  • Considerando que está tentando ler o canal 2 do dispositivo (endereço 40002), deve-se configurar o tag da seguinte forma:

    por N/B:
    N1 => inserir o endereço escravo do dispositivo;
    N2 => 1
    N3 => 0
    N4 => 2

    ou por string:
    Dispositivo => inserir o endereço do dispositivo mais “:”. Exemplo: 1:
    Item => hr2

Caso a conexão continue não ocorrendo, gera os logs do driver e compartilha conosco.

Sds.

Genial Fernando! Funcionou perfeitamente. Muito obrigado e valeu o pronto atendimento. Na verdade eu tinha baixado esse Manual, mas, confesso, não tinha visto esses dados, mesmo porque sou iniciante nessa matéria. Agora vou criar uns objetos no Elipse para mostrar os dados de leitura. Mais uma vez, obrigado.

1 Like