Olá, eu preciso para fazer a comunicação entre um weg plc300 com o software WLP e do programa Elipse E3.
Por favor, se você poderia me ajudar com algumas instruções ou algo assim, grasias.
Comunicação entre TCP / IP entre plc300 e e3 elipse
@Brayan_David_Garcia, podemos continuar o post: plc300 weg + elipse e3 por aqui.
Como irá utilizar TCP/IP, acredito que esteja utilizando o protocolo MODBus TCP.
A WEG disponibiliza o manual para utilização do protocolo Modbus com o mapa de endereços. O mesmo está disponível neste link [1].
Neste outro link [2], há o manual do usuário para configuração do equipamento.
Para configurar o driver Modbus, primeiro deve-se configurar os seguintes parâmetros no PLC:
- ID (Slave Address);
- Porta;
- IP.
Com estes dados é possível configurar o meio de comunicação do driver. Para mais informações, verificar este tutorial em vídeo:
Por último, utilizando o mapa de memória disponível no manual [1], é possível configurar os tags. Para tal, no manual que é baixado junto ao driver são detalhadas todas as configuração que devem ser feitas.
Em resumo:
N1/B1: Endereço do equipamento escravo (PLC) na rede (Slave Id).
N2/B2: Código da operação. Referencia uma operação adicionada na janela de configurações do Driver. (aba operation)
N3/B3: Parâmetro adicional. Este parâmetro em geral não é usado e pode ser deixado em 0 (zero)
N4/B4: Endereço do registrador, variável ou bit no equipamento ou dispositivo escravo (PLC) em que se deseja ler ou escrever, conforme o mapa de registradores do equipamento (verifique o manual [1]).
Sugiro que verifique o manual que vem junto ao driver para entender melhor como ele funciona.
Para mais informações:
- Knowledge Base: aqui.
gracias por la ayuda…
@Fernando você já teve problema em escrever em uma flag digital tipo %MBx.y, to colocando o N4. e eu consigo ler a variavel, porem nao consigo escrever.
@jardasf, bom dia.
Segundo as configurações disponibilizadas no próprio manual do equipamento (página 16), as variáveis %MB são de leitura e escrita, então não teria qualquer impedimento na escrita desta variável, exceto pela parametrização no supervisório.
Se está tentando utilizar um bit de word, então é necessário configurar o Tag com o N2 em 1 (Função Read 3 e Write 16 e Data Word) e o N4 com o endereço da variável. Também configurar a propriedade UseBitFields deste tag em True.
Quando associar em um objeto de tela, utilizar a propriedade BITXY.
Sds.
Bom dia, @Fernando eu consegui, encapsulado no parâmetro N2(coloquei leitura de coil - 1 e escrita de coil - 05), para 1 bit somente, ao inves de usar o parametro de escrita de multiplo coils -15.
Obg por responder.