Comunicação modo Simulação Master Tools com Elipse E3

Boa tarde

Meu nome é Diego e sou estudante de Engenharia elétrica.
Preciso saber se é possível entrar em modo de simulação do master tools IEC XE e enviar comandos para o Elipse E3.
Este é um trabalho de TCC aonde iremos utilizar as ferramentas e conhecimentos adquiridos (linguagem Ladder e software Master Tools) no curso, sei que existe o simulador MODBUS da própria Elipse para realizar este tipo simulação, porem não me atende pois se faz necessário forçar os pontos manualmente no simulador MODBUS.
Caso o Master tools não se comunique com o E3, há algum outro software de simulação que posso utilizar?

Obrigado

1 Like

Bom dia Diego, o simulador MODBUS da Elipse tem opção de valores aleatórios e colocar os valores manualmente também. Realmente não atende as suas necessidades?

Olha na imagem o círculo vermelho, se estiver desmarcado você pode colocar os valores de forma manual no simulador.

Att., Philipe Santos

1 Like

Philipe, eu consigo realizar a comunicação de algum software de programação e simular a minha lógica em Ladder, esta maneira será mais didática para apresentar meu TCC?
O simulador modbus não irá me atender 100%.
Obrigado pela reposta acima.

1 Like

Bom dia Diego, eu sou apenas um usuário neófito do Elipse E3, mas pelo que sei, o E3 consegue se comunicar com variados tipos de hardwares através dos protocolos, mas softwares de programação eu realmente não sei, visto que o E3 tem sua própria linguagem, acredito que não seja possível, mas sou leigo ainda no assunto.

Deixo que o @pgustavo, grande mestre, responda essa questão e agregue ao nosso conhecimento.

Se quiser entrar em contato para discutir alguns detalhes do TCC, pode me escrever um e-mail e ficaria feliz em ajudar no que for possível.

E-mail: pwos@poli.br

Att.,Philipe Santos

1 Like

Diego,

O MasterTool teria que simular uma porta de comunicação e enviar os bytes da mesma forma que o CLP. Ele faz isso?

Outra possibilidade seria estabelecer a comunicação através de OPC. O MasterTool é Servidor OPC?

Sugiro verificar essas informações com o suporte técnico do fabricante.

Vou verificar.
Muito Obrigado Gustavo.

Bom dia @DiegoBarbosa!

Este vídeo mostra como configurar o MasterTool como servidor OPC em modo simulação.

1 Like

Você pode tentar usar o NetToPLCsim, ele cria um servidor, voce pode usar um software como o tia portal para simular o ladder.