Comunicação OPC DA no Windows 10

Boa tarde!

Estou com dificuldade em estabelecer uma comunicação OPC DA entre duas máquinas Windows 10, mesmo executando toda a parte de permissões do DCOM e do Firewell.

Em uma segunda tentativa consegui estabelecer uma comunicação entre uma estação Windows 10 (rodando como servidor) e outra Windows 7 (rodando como cliente). A estação Windows 7 enxergou perfeitamente o servidor gerado pela estação Windows 10, em seguida, levantei um servidor na estação Windows 7 porém a estação Windows 10 não conseguiu enxergar.

image
A imagem acima mostra as network disponíveis no Windows 7.

image
A imagem acima mostra as network disponíveis no Windows 10.


A imagem acima registra o erro recorrente no Windows 10 quando é efetuada uma busca por networks.

O meu objetivo com esse teste é migrar uma console que roda no Windows XP para o Windows 10.

Bom dia,

Você precisa conectar um cliente E3 em um servidor OPC E3?

Realize um teste setando manualmente o OPC Server antes de ativar a comunicação.
Ex:
\\Computador\Elipse.OPCSvr.1

Sugiro também aplicar novamente as configurações de Firewall e DCOM via DCOM Wizard:

Por gentileza, envie o código da hardkey utilizada e o log do cliente E3 para o meu e-mail (delio@elipse.com.br).

Delio, obrigado pelo retorno!

Sim, preciso conectar um cliente E3 em um servidor OPC E3 os dois no ambiente Windows 10.
Enviei para você os Logs gerados hoje durante meu teste e o código da minha hardkey.

Seguindo sua orientação, consegui estabelecer a conexão. Utilizando o Software Elipse OPC Client, setei o OPC Server manualmente como pode ser visto na imagem a seguir.

No Studio também setei manualmente o OPC Server manualmente, porém, não consegui efetuar o imponte das tags. Eu cliquei no seguinte botão destacado em vermelho da imagem a baixo, porém, sem sucesso.

image

Há algo que eu possa fazer para que o botão de import de tags funcione?

Ola!

Sugestões:

1 - O serviço OPCENUM está rodando? (Verificar em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços)

2 - Quando clica no ícone do computador com I, aparece as informações do Elipse Servidor?

Bom dia, estou tendo o mesmo problema. Gostaria de saber como seto manualmente o OPC. Obrigado.
.

1 Like

Bom tarde!
Apliquei as configurações de Firewall e DCOM conforme o knowledgebase citado em conversas acima, porém, só funcionou em Win10 com o mesmo service pack. Win10 com service pack diferente não funcionou com OPC DA. A alternativa foi utilizar OPC UA.

Olá Kennedy, boa tarde, e como aplica atualização?