Comunicação OPC e xObjects

Bom dia!

A performance da comunicação OPC no meu projeto não está satisfatória, demorando muito tempo para fazer as escritas, principalmente.
Já revisei a configuração de acordo com os KB’s que localizei e a ainda não ficou bom.

Estou com dúvidas se a forma que estou utilizando para criar associações entre meus tags OPC e o meu sistema pode estar de certa forma sobrecarregando o servidor OPC.

Estrutura OPC:

Para cada tipo de equipamento, foi criado um xObject que faz associação aos tags OPC’s, com Propriedades do tipo OPCTag, da seguinte forma:

Nos xControl por sua vez, estão sendo criadas propriedades de associação de fonte com os xObjects:

E a chamada dos valores é feita seguindo o exemplo a seguir:

Esta forma de associação pode causar o declínio da performance da comunicação OPC? Qual a forma mais adequada de fazer essa comunicação sem degradar a performance?

Desde já agradeço a atenção.

Atenciosamente,

Nivaldo Nicolau

Nivaldo,

A princípio, não há problema na forma como você estruturou a aplicação. As associações estão corretas.

Como exatamente as escritas estão sendo realizadas? Existe algum script periódico? Existe algum script envolvendo a comunicação? Como estão configurados o scan e o tipo de escrita dos Tags?

Você chegou a ver este artigo no KB?

http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/4315

Bom dia @pgustavo!

Obrigado pelo retorno!

As escritas estão sendo realizadas via script, através da invocação do método WriteEx. Veja um exemplo:

Abaixo os detalhes de configuração do driver e dos tags que têm escrita habilitada:

Sobre o KB, eu tentei seguir os passos que estão nele, mas a comunicação fica bem mais lenta em relação ao que ocorre no Scada atualmente.

Quantos Tags de Comunicação OPC tem no total??

Recomendo deixar as propriedades CallTimeout, ConnectionTimeout e ReconnectPeriod com seus valores padrão (10000, 1000 e 3000 respectivamente). Veja mais detalhes sobre o comportamento delas no Manual de Scripts.

@pgustavo

Atualmente a aplicação tem 6218 Tags. Mas o projeto final deverá ter em torno de 12000 Tags.

Nivaldo,

Podemos analisar os logs do E3 (e da seção IOData) para ver se tem alguma operação trancando (também pode ser uma questão de processamento do Servidor OPC). Envie para o meu e-mail: pgustavo@elipse.com.br.

1 Like