Comunicar com SEPAM em IEC 61850 (Offline)

Estou com problemas para importar as Tag’s do SEPAM a partir de seu arquivo ICD/SCD gerado de forma off-line no software CET850. Quando realizo esse processo de importação do arquivo ICD, as Tag’s não aparecem de forma off-line. Porém, quando refaço o mesmo processo para o relé P5 as Tag’s ficam disponíveis.

Existe alguma configuração que seja necessária realizar no driver de comunicação IEC 61850 presente no Elipse Power?

João, bom dia!

Os arquivos ICD/SCD apenas descrevem a estrutura lógica do equipamento (ou da subestação) e são utilizados para realizar a importação dos IOTag’s para o driver. O fato da importação offline ter funcionado, não garante que a comunicação será estabelecida com sucesso.

Isto porque quando estamos falando de IEC61850, a estrutura de Reports e DataSets deve estar corretamente definida no equipamento. O driver até tem a capacidade de realizar a leitura por polling, mas este tipo de funcionamento não recomendado.

Seguem dois artigos que irão lhe auxiliar na resolução deste problema:

Reports e Datasets: IEC61850. - Elipse Knowledgebase

Arquivos utilizados pelo driver IEC 61850. - Elipse Knowledgebase

Uma dúvida, realizando a importação online a comunicação é estabelecida?

Pelo que você descreveu, aparamente o problema pode estar relacionado à:

  1. Estrutura de reports e datasets não está definida;
  2. O driver está tentando utilizar um report já em uso (se tiverem outros clientes conectados);
  3. A estrutura do ICD/SCD está desatualizada em relação a programação atual do IED;

Caso o problema persista, favor encaminhar os logs para meu e-mail.

eduardo@elipse.com.br

Bom dia, Eduardo.

Uma dúvida, realizando a importação online a comunicação é estabelecida?

Não tenho acesso ao SEPAM no momento, então inicialmente gostaria de realizar primeiro a importação dos IOTag’s para continuar o desenvolvimento da aplicação.

  1. Estrutura de reports e datasets não está definida;
  2. O driver está tentando utilizar um report já em uso (se tiverem outros clientes conectados);
  3. A estrutura do ICD/SCD está desatualizada em relação a programação atual do IED;
  1. O arquivo ICD gerado de forma off-line contém um conjunto de datasets e reports definidos;
  2. Por não estar utilizando do equipamento de forma on-line, acredito que essa não se aplica;