Conectar Elipse Mobile a um servidor

Alguém tem alguma dica de como conectar o elipse mobile a um servidor? Tentei seguir vários tutoriais mas nenhum tive sucesso.

Fico no aguardo

Você deseja buscar dados de qual tipo de Servidor? Com o Elipse Mobile, você consegue se conectar à um E3, Arduino, outros Servidores OPC.

Então, eu fiz a conexão do e3 com Mobile local, gostaria de passar de local para online, em algum servidor, estou fazendo um experimento prático

Quando você diz “online”, você se refere que o servidor está distante, em outra rede? Ou você deseja acessar a aplicação Mobile pela internet? Não deu para entender muito bem o que deseja.

Uma aplicação Mobile na internet

Aqui deveria aparecer as conexões com elipse E3 não?

No webinar "Acessando os dados do processo com o seu celular " aparece esta tela, e na minha não, o que devo fazer?

Grata

Adriene, bom dia!

A falta de opções para conexão pode estar relacionada ao uso de bibliotecas mais antigas. Se possível, faça o teste com o Elipse Mobile (Versão 1.4.136) disponível no centro de download da Elipse.

Grande abraço!

Olá!

O seu caso, @Adriene_Magalhaes, é que você está utilizando o Mobile Cloud Link, que é útil somente para conexões com o Arduino.

Como você quer buscar dados de um E3, o Mobile Server deve ser instalado em uma máquina Windows, seja ela físcia ou virtual. Para acessar os dados deste mobile server pelo celular, essa máquina deve ser acessível pela internet.

O Artigo http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/5114/Conectando+o+Elipse+Mobile+via+internet+a+um+servidor+com+IP+dinâmico. mostra como realizar este procedimento, caso a máquina não possua um IP WAN fixo.

Por fim, vale salientar que para a realização dos procedimentos descritos no artigo, é necessário ter acesso às configurações do(s) roteadore(s) que proveem o acesso à internet.

1 Like

A aplicação que pode ser feita online é conectar um Arduino no servidor demo do mobile que roda na nuvem.

Não é possível conectar um e3 ao aplicativo demo online.

Olá Fonseca, td bem?
Consegui conectar o elipse mobile cliente ao server na LAN aqui de casa.
Depois troquei de roteador (pra um Motorola mais antigo) para simular minha apresentação na faculdade, o server é o mesmo (meu laptop). O cliente acusa “servidor não encontrado” mas eu consigo pingar nos dois sentidos.
Por acaso eu preciso reinstalar o mobile server quando troco o roteador? Pergunto isso pois o sistema funciona com a estrutura que estava implantada no momento da instalação.

Agradeço a atenção!

Olá @samuelfranck
Existem configurações que devem ser feitas no roteador, como o NAT para redirecionar as portas 6515 e a porta onde o Elipse Mobile server está rodando. Portanto você deve verificar se essas configurações foram feitas também nesse roteador.

Ok @Fonseca ! Muito obrigado!