Diante do cenário abaixo:
- Servidor 1 com Licença E3 Server e localizado na sede da empresa
- Cliente 1 com Licença E3 Studio e localizado na filial da empresa
É possível configurar a aplicação do Servidor 1 a partir do Cliente 1?
Diante do cenário abaixo:
É possível configurar a aplicação do Servidor 1 a partir do Cliente 1?
Daniel,
No Windows do Servidor você pode compartilhar a pasta da aplicação e dar permissão de acesso e alteração aos usuários (da rede) desejados.
No Cliente, você deve usar o Studio para abrir o domínio da pasta compartilhada do Servidor.
Por fim, após fazer as alterações e salvar, você deve acessar o Servidor, clicar no E3Admin com o botão direito do mouse e selecionar a opção ‘Domínio->Atualizar.’
@Enrico,
Poderia ser utilizado o procedimento geral do KB de manutenção remota sem a necessidade do compartilhamento da pasta do servidor?
Sim, pode ser este procedimento também.
Para atualizar o domínio, você não precisa do Studio, como descreve o procedimento, bastando você clicar no E3Admin com o botão direito do mouse e selecionar a opção ‘Domínio->Atualizar.’
Seria possível atualizar a aplicação via Studio remoto sem a necessidade de atualizar o domínio na maquina do servidor?
Daniel,
É possível.
Siga o Procedimento Geral do artigo Manutenção remota de aplicações no Elipse E3, a partir do passo 3.
Enrico,
Mas assim ainda seria necessário copiar os arquivos modificados para o servidor.
A ideia seria alterar o projeto do servidor por um Studio remoto (em outro site), sem precisar se logar no servidor (seja para copiar os arquivos ou atualizar o domínio).
Daniel,
A maneira de fazer a atualização sem cópia de arquivos é conforme eu havia comentado na minha primeira resposta. Do E3 Studio de sua máquina, você pode se conectar através de um caminho de rede compartilhado, utilizando a opção ‘Conectar a’.
A outra forma de atualização remota é conforme o artigo de manutenção remota que mencionei acima. Esta sim utiliza a cópia de arquivos.
Enrico.
No seu post sobre o compartilhamento, você diz que “para fazer as alterações e salvar, é necessário acessar o Servidor, clicar no E3Admin com o botão direito do mouse e selecionar a opção 'Domínio->Atualizar”.
Apenas para esclarecer, essa intervenção no servidor é realmente necessária? Ou basta atualizar o domínio no Studio remoto para que as alterações sejam salvas no servidor?
Daniel,
Basta você executar o aplicativo através do botão “!!!” do Studio no seu computador.
Enrico,
É possível testar a conexão do Banco de Dados e gerar a estrutura da tabela do Histórico via Studio remoto? Tentei utilizando BD Oracle, mas não obtive êxito.
Daniel,
Sim, você pode fazer este teste e gerar a estrutura da tabela remotamente.
Creio que neste caso o problema é na conexão com o Oracle. É preciso ter um cliente Oracle na máquina onde você está abrindo o Studio.
Enrico,
Realmente com o Oracle temos essa necessidade da instalação do cliente na máquina do Studio.
Mas resolvi o problema criando um editor SQL dentro da aplicação.