Configurar Mprot no clp Vipa speed7

Boa noite amigos.

Estou tentando uma configuração com o speed7, mas até o momento sem sucesso.
Acompanhei alguns videos e documentação do elipse espero que vocês possam me ajudar,eu consigo ler
a tag, mas quando rodo o aplicativo ele não lê o botão.
A idéia era ligar um motor.
As tags eu deixei N1,N3,N4 em zero e N2 106.
Não consegui entender como direcionar a tag ela deverá ser nomeada como (I0.0) ou como (LIGA).
Tá confuso né.
Estou aprendendo agora.

Obrigado pessoal.
Vou ler estas postagens similares que foi sugerida aqui pra mim.

@Agnaldo_Menegussi, bom dia.

Pelo que entendi, você consegue comunicar com a tag através do teste em Studio, mas apenas em Runtime não consegue, é isso? Está utilizando a versão DEMO do software?

No manual do driver, é informado que os parâmetros N’s devem ser configurados da seguinte forma:

Como colocou zero no N1, acredito que tenha inserido algum valor no Default Slave Address indicando o endereço do PLC na rede.
No N3, em zero, significa que ele não é uma DB.
No N4, deve-se inserir o endereço da variável. Se inseriu zero, então a variável está no endereço 0 na área.

Entretanto, observei que você quer utilizar esta Tag para ligar um motor, então deve-se utilizar no parâmetro N2 uma variável Digital Output (Q) do tipo BOOL ou BIT de Word/Integer (utilizando Campos de Bits). Sendo assim, acredito que o N2 deve ser configurado como 107 (para Digital Output Booleano) ou 307 (para Digital Output Word) ou 407 (para Digital Output Integer) ao invés de 106 que é uma variável Digital Input.

Em tempo, como está iniciando, sugiro a leitura do Tutorial do Elipse SCADA que vem junto ao software (Iniciar > Todos os programas > Elipse SCADA), pois lhe ajudará a entender como associar o tag ao objeto de tela e também acesse o nosso Knowledge Base (kb.elipse.com.br) que contém informações preciosas sobre configurações do driver e/ou do software em si.

Fernando, boa tarde .
Muito obrigado pelas dicas, eu havia entendido que como a tag estava lendo uma entrada no meu clp
eu teria de usar uma variável de input.
Quanto aos tutoriais já venho estudando a algum tempo inclusive já baixei alguns webinar, tenho uma aplicação rodando com arduino que irei apresentar em meu TCM, e também falta alguns ajustes .
e é claro pedirei socorro á vocês.
Mas eu continuo em duvida onde no scada eu aponto a tag para o plc.
Eu havia feito diversas configurações no scada com botões e sensores mas quando eu vi que não ia funcionar resolvi fazer uma tag por vez, aí eu entendi que não tinha feito nem o básico.
Então como eu digo para a minha entrada “I0.1” que na representação simbólica é “liga” que por exemplo ela será acionada pela tag001, eu achei que eu deveria nomear a tag como “I0.1” ou como “liga” estou errado?
Desculpe-me mas isso ainda não consegui compreender.

Obrigado.

@Agnaldo_Menegussi, boa tarde.

Pela descrição que passou: [quote=“Agnaldo_Menegussi, post:1, topic:941”]
A idéia era ligar um motor.
[/quote]

Deduzi que estivesse tratando de uma saída digital. Entretanto, se ele estiver apenas lendo esta variável, pode-se configurá-la como antes (106).

A tag é apontada para o PLC através do driver e posteriormente através das configurações dos parâmetros N:

Concorda comigo que se eu configurar o IP do PLC na aba Ethernet como 192.168.0.3 e no N1 estiver 1, segundo o próprio manual do driver, eu estaria apontando para o PLC 1 do IP 192.168.0.3? Caso não seja isto que esteja tentando entender, por favor, poderia esclarecer?

Bom, este “I0.1” do PLC tem uma representação. Por exemplo, eu posso concluir, através desta representação, que está tentando acessar o “bit 1 do endereço 0 que é do tipo entrada digital”. Para saber como isto será configurado no Elipse, precisa do manual do driver para configurar o seu “tag001” de forma que represente esta variável (ver resposta anterior).