Consulta Banco SQL

om dia,

Estou com dificuldades quando vou visualizar o resultado de uma consulta configurada. Foi criado o banco de dados e histórico para gerar relatórios de um compressor.

O objeto criado “histórico” no banco de dados E3 gera a tabela normalmente;
O “testar conexão” do banco de dados criado funciona corretamente quando clico no botão “testar conexão”

Apos criar o relatório e inserir os campos de dados eu fui configurar a “consulta”, ele pede para que eu selecione o nome do servidor e apos isso eu seleciono os tópicos a serem exibidos na consulta. Mas quando eu vou para a aba “visualizar” e clico sobre o botão na parte superior esquerda com “!” ele me retorna a mensagem seguinte:

“Não foi possivel gerar a consulta.
verifique a sintaxe SQL gerado para a consulta.”

ja revisei o SQL server para ver se faltava algo mas pelo visto esta ok, já que estou comparando ao banco de dados de outros 2 compressores que geram relatórios e gráficos corretamente e não consegui achara um erro ainda

Oi, Felipe.
Copie a sintaxe, na aba SQL da consulta, e cole aqui.

O erro aparece no log do E3 (c:\eeLogs\E3), caso você queira verificar. Para visualizar o log, use o E3 Admin > Atalhos > Log Viewer.

A sintaxe esta certa, a questão e que fiz uma expansão na empresa com novos equipamentos, e preciso colocar um histórico de corrente para analisar no prazo de 1 mês. Quando seleciono apenas os equipamentos antigos da certo e clico em visualizar está normal. Mas quando adiciono apenas 1 equipamento novo gera a seguinte janela com o erro:

• Não foi possível gerar a consulta. Verifique a sintaxe SQL gerado para a consulta.
    Verifiquei no banco de dados e os novos campos foram gerados e esta pegando os valores corretamente, apenas essa consulta que não estou conseguindo.
    SQLSERVER
    Select Correntes2.E3TimeStamp,Correntes2.EL_01, Correntes.EL_02A FROM Correntes2 ORDER BY Correntes2.E3TimeStamp ASC

Se você está tentando buscar dados de duas tabelas distintas, a sintaxe não está correta.
Neste caso você deverá editar a sintaxe SQL manualmente, através da aba SQL da consulta, e utilizar os comandos JOIN ou UNION.
Recomendo que olhe os artigos abaixo.

Este vídeo também pode ajudar:

Estou enviando as imagens conforme os comentários anteriores.
No banco de dados foram criados os dados, coloquei apenas 1 campo para nao ficar muito grande a consulta/

!

Aqui consigo fazer uma visualizacao dos equipamentos da parte antiga.
Parte%202%20|662x500 !

Mostrando que na configuracao de consulta consigo ver e selecionar os novos campos criado no banco de dados.
Parte%203|605x500 ![Parte%204|607x500](upload://fRgmRwvd8rzsL

BhR7XGpcyiFFVT.png)

Bom dia Felipe.

Pelo que analisei existe um pequeno erro na escrita da sua consulta:

Você aponta para Correntes.EL_02A onde o correto seria Correntes2.EL_02A.

1 Like

Desculpe a falha, pois tive que copiar a consulta. Mas no elipse a consulta esta com os campos corretos.

Boa tarde, Felipe.

Analisando melhor as suas imagens lembrei que já esbarrei no mesmo problema.
A causa e a solução são simples.

Causa:
Nomes de colunas e/ou tabelas com caracteres especiais no Sql Server precisam de um tratamento especial e o editor de consultas do E3 não faz este tratamento automaticamente.

Soluções:
1 - Altere o nome das suas colunas e/ou tabelas para evitar o uso de caracteres especiais (espaços, - (hífen), ? (interrogação), etc.
2 - Edite a sua consulta manualmente (na aba SQL, marque a opção Habilita edição direta do SQL) e coloque os nomes com caracteres especiais entre colchetes ([]).

Ex.:
Select Correntes.[TC-01A] from Correntes