Consulta pesada em Viewer trava todo o sistema

Senhores, boa tarde.

Gerencio um sistema supervisório que roda no Elipse Power 4.6 e estou tendo um sério problema em relação à consultas a banco de dados. Em diversas telas eu tenho E3Browsers que fazem consulta ao nosso BD (Oracle) buscando por alarmes, eventos, medidas analógicas, etc.

O problema é: se um usuário no Viewer em sua máquina resolve fazer uma consulta muito pesada (por exemplo, todos os eventos de uma subestação em um ano), que demora um certo tempo para rodar (4, 5 minutos), além de travar o seu Viewer na espera do resultado da consulta, todos os demais Viewer que acionarem algum recurso que demanda uma consulta a banco vão ficar travados até que a consulta do usuário em questão termine. Mesmo que se finalize o Viewer que realizou a consulta, o sistema fica travado até que se termine a execução da query.

Esse comportamento é normal? O que posso fazer para evitar esse tipo de problema? Isto é, fazer com que apenas o Viewer do usuário que requisitou a consulta pesada fique “travado” aguardando o resultado.

Desde já agradeço!

Juliano,

Você poderia encaminhar os logs do E3 (De um período que contenha a consulta) para o meu e-mail?

Segue:

eduardo@elipse.com.br

Fico no aguardo do seu contato por e-mail, juntamente com os logs do E3.

Atenciosamente,

Boa tarde!
você conseguiu resolver a situação?

Bom dia, estou com um problema semelhante.
Quero saber se há um local de domínio servidor para executar as consultas.

Aguardo seu retorno.