Contar quantas vezes uma varíável foi de 0 para 1 num determinado tempo no EPM PORTAL

Bom dia ! Estou criando um dashboard no EPM Portal e preciso criar um gráfico de barras com informações de quantas vezes um conjunto de variáveis foi acionada, basicamente foi de 0 para 1 , num determinado tempo. Alguém pode me ajudar em como consigo fazer isso ? Seria só por meio de um Dataset e se sim, algum ideia do código em typecript para fazer isso ?

Ou se for mais fácil, consigo fazer isso no EPM server por meio de um expression variable ?

Grato pela atenção.

Olá, Vilin!
Não sei se você já conseguiu fazer o que queria, mas o EPM possui uma agregação chamada “NumberOfTransitions”, que poderia retornar a informação que você deseja. Assim, bastaria você configurar um “Binding” com a variável desejada, por meio da opção “OPC-UA History”, a agregação “NumberOfTransitions” e o intervalo desejado.

Bom dia Samir!

Eu já havia conseguido, para deixar registrado: eu peguei os valores históricos da variável de maneira “Raw” e fiz um código em Typescript no Dataset para contar as vezes que a variável foi de 0 para 1. Não daria para usar NumberOfTransitions pois eu precisava saber do 0 para o 1 e não do 1 para o 0.

Na época conversamos por telefone e a dica de fazer assm foi sua, muito obrigado!

Muito boa solução que eu te passei, já que você não queria todas as transições.

Já usei um misto das duas soluções. Eu precisava contar as transições de 0 para 1, mas não precisava ser o número exato, apenas uma boa estimativa. Então peguei o NumberOfTransitions e dividi por 2, usando só a parte inteira do resultado. Assim evitei a consulta raw e o processamento de todos os dados no typescript.

Esta opção também é interessante, mas como você disse, vale quando não precisa do número exato.