Desenhos esquemáticos, diagramas, imagens

Pessoal, eu sou novo na area. Vi essa biblioteca do high performance e fiquei com uma duvida.
Como é feita ou como é adicionada aquelas figuras que compõem o esquemático de um processo no padrão high performance ?

Achei muito interessante esse novo padrão pra representar um processo. Porém não sei como implementar.
Se alguém souber e puder ajudar. Vlw!images%20(2)

1 Like

Alexandre,

Tem que baixar as bibliotecas no site da Elipse:

https://www.elipse.com.br/downloads/?key=HighPerformance

Boa tarde,
Eles criaram o Treinamento de como usar a biblioteca HighPerformance.

1 Like

Eu já tinha feito o download dessa biblioteca.

Mas a minha dúvida é com relação à essas figuras que estão no plano de fundo.

No caso dessa imagem que eu compartilhei, tem um esquemático de um processo que tem vários tanques/reservatórios e no meio disso tem os ícones de bomba e válvulas, ícones estes que eu encontrei facilmente na biblioteca high performance.

Porém com relação especificamente à esse plano de fundo que compõe o esquemático de um processo, neste caso em particular, com tanques/reservatórios e uma representação de encanamentos ligando estes tanques, como é feito estes esquemáticos?

Desde já obrigado!!

Alexandre,

Estes desenhos podem ser encontrados no arquivo Sanitation.lib da distribuição do HighPerformance. Eles foram feitos no Inkscape, um software gratuito de desenho vetorial similar ao Corel Draw ou Adobe Illustrator. Depois de prontos foram exportados para o formato WMF e importados no E3. Dentro do E3 Studio, foram aplicados os comandos “Converter para Símbolo” e na sequência “Explodir Símbolo”.

3 Likes

Bem legal o tópico. Interessante saber que o Inkscape foi usado. Muitas vezes precisamos de um símbolo especifico e o mesmo dificilmente harmoniza com a biblioteca HP. Será que o artista não faz um vídeo demostrando algumas coisas básicas? É uma necessidade que imagino que não apenas eu tenha.

1 Like

Olá @Abilio_Junior,

ótima sugestão sobre o vídeo, devemos publicar algo em breve!

Para adiantar, primeiro é preciso conhecer o básico sobre desenho vetorial em ferramentas do tipo do Inkscape. Além desta ferramenta ser gratuita, é poderosa e tem farta documentação de boa qualidade, além de uma comunidade inteira debatendo e apresentando soluções e formas criativas de uso. Não sei se é o seu caso, mas para quem não conhece, pode começar pelos tutoriais do próprio Inkscape: https://inkscape.org/pt-br/learn/tutorials/

Para desenhar seus próprios símbolos, seja do zero ou adaptar algo já pronto, é bom você usar a grade axonométrica do Ink, configurada com ângulos de 30º. Veja na imagem abaixo a configuração usada nestas imagens do HP:

A luz usada no cenário também é importante: aqui ela foi posicionada acima e um pouco à esquerda do objeto, de forma que a face superior seja a mais iluminada, depois a esquerda e a mais escura, a direita.

Seguindo estes princípios dá pra fazer objetos que fiquem mais integrados ao estilo usado no HP.

5 Likes

Obrigado irei acompanhar. E desde já parabéns pelas bibliotecas e vídeos.

Eu geralmente uso o CorelDraw, vou da uma analisada no Inkscape, para habituar a essa ferramenta. Parece ser interessante.