Driver sem comunicação

Bom dia,

Quando faço uma atualização da aplicação, ou seja, deleto a pasta antiga e colo a nova, rodo a aplicação e o driver não comunica, reinicio o pc e a comunicação volta ao normal. O que pode ser que está acontecendo?

driver: MPROT
Windows 10

@CassianoS, bom dia.

Há a possibilidade de compartilhar os logs do E3 (C:\eeLogs\E3\E3_aaaa_mm_dd_x.etl) do período que isto aconteceu?

Sds.

1 Like

Bom dia!

O comportamento de ora o driver funcionar, e após uma atualização ele parar, e em uma nova atualização ele retornar a funcionar, normalmente está relacionado ao número de driver existentes na aplicação e o número de licenças de driver disponíveis na chave.

Quando o número de driver na aplicação, exemplo 3 drivers, é maior que o número de licenças deste driver na chave, exemplo 1 licença de driver, os drivers “mais rápidos” daquele momento ficam com a licença e funcionam corretamente, e os drivers que ficaram sem licença não funcionam. Neste exemplo, apenas 1 dos 3 drivers vai funcionar e os dois restantes não.

Info.: Está mesma explicação também é válido para as tags de comunicação, caso a aplicação tenha mais tags do que o número de licenças na chave, apenas as X primeiras, de acordo com o número de licenças da chave, vão funcionar.

Para este cenário as opções são:

  • Caso o número dos itens excedentes ao da licença, não estejam sendo utilizados, basta remove-los. Desta forma, sempre o driver desejado (neste exemplo), iniciará corretamente;
  • Para drivers somente, caso os drivers excedentes estejam se conectando ao mesmo CLP, pode-se agrupar todas as tags em apenas um driver, removendo os excedentes e garantindo a execução do projeto (no exemplo acima);
  • Aumentar o número de licenças de driver e/ou tags (dependendo do cenário) na chave, deixando-a com o mesmo número ou maior dos itens faltantes exigidos pela aplicação.
1 Like

Boa tarde,

Minha aplicação tinha 3 drivers configurados e a licença para somente 1 driver.
Retirado dos drivers não utilizados, o problema foi resolvido.

Abraço.