Duas aplicações comunicando simultaneamente no S7-200

Prezados,

Eu estou com um problema em relação à comunicação entre Elipse e S7-200. Tenho duas aplicações que comunicam simultaneamente com a planta porém não consigo usar as duas juntas para comunicar com o S7-200, sempre é uma ou outra, nunca as duas ao mesmo tempo. Estou usando o protocolo ISOTCP243. Meu PLC comunica com o OPC sem problemas mas quando eu comunico ele com Elipse ele “ocupa” a porta ethernet do meu cartão bloqueando a outra aplicação de ler informações do PLC. Alguém tem uma sugestão do que pode ser feito?

Gustavo,
Uma aplicação é o Elipse e outra é um servidor OPC de outro fabricante?
Deixe o OPC comunicando, tente comunicar o Elipse e gere um log do driver M-Prot. Envie este log para supportautomation@elipse.com.br.
Você não poderia comunicar o E3 com o servidor OPC?

Enrico,

São dua aplicações elipse (uma em cada servidor e o servidor está em hot-standby) e um OPC. Eu consigo manter o OPC e uma das aplicações elipse rodando simultaneamente mas a outra aplicação elipse (o que seria o terceiro nó da rede) não comunica. Sempre o OPC e apenas uma das aplicações elipse.

A solução de comunicar o E3 com o OPC infelizmente não é viável para esse caso específico.

Gustavo,
a aplicação hot-standby trabalha com apenas um dos servidores ativos, deixando o outro em espera (standby). Sendo assim, a comunicação e execução estarão aguardando que o servidor seja ativado.
Se você tem duas aplicações diferentes, com informações distintas, então não deveria ser hot-standby.

As aplicações são iguais e em servidores diferentes e é preciso usar as duas comunicando simultaneamente, por isso preciso que duas aplicações do Elipse comunique simultaneamente.

Gustavo,
Você não precisa que a aplicação standby comunique com o CLP enquanto a principal está comunicando!
No hot-standby apenas um dos servidores estará ativo e comunicando.
Você poderá abrir um Viewer de qualquer computador da rede e visualizar a aplicação, inclusive do próprio computador da aplicação standby, sem que a aplicação standby fique comunicando.
Quando ocorrer algum problema com a aplicação principal, o E3 irá trocar para a aplicação standby e executá-la. Aí sim esta aplicação irá comunicar com o CLP.

Enrico,
Vamos considerar que a minha definição está errada, que o sistema não é hot-satandby e que, por exigência do meu cliente, eu precise dessa comunicação simultânea do Elipse ao mesmo servidor. Alguma solução?

P.S.: Já estou providenciando a log