Dúvida exercício CLP

Olá pessoal. Estou estudando automação industrial de forma autodidata e gostaria, se possível, da ajuda de vocês. Peguei um livro de automação e não consegui resolver o seguinte exercício:

“Elaborar um programa CLP para processo industrial em que, uma esteira acionada pelo motor E transporta garrafas de três tamanhos (pequena, média e grande) que sensibilizam três sensores óticos A, B, C. O processo tem início quando a botoeira L é acionada, e interrompido pela botoeira D.
A seleção do tipo de garrafa é feita a partir de uma chave seletora de três posições (P,M e G). Assim, caso, por exemplo, sejam selecionadas garrafas grandes, a esteira deve parar e o alarme AL soar caso uma garrafa pequena ou média seja detectada.
Após a retirada manual da garrafa indesejada, o operador deve religar o sistema em
L.”

Desde já, muito obrigado!

Bom dia @Linho-QRU

Sobre a programação do CLP em si, seria interessante verificar nos canais do fabricante e nos respectivos manuais do equipamento.

Quanto à criar esta aplicação no Elipse E3, também é possível, esta seria a integração visual com os comandos que o CLP faria na sua linha de produção.

Sua pergunta é ampla, mas basicamente você criaria lógicas para simular os tamanhos das garrafas aleatóriamente, além de outras programações em objetos como: botões de início/parada (botoeira L e D); checkBox para seleção do tipo de garrafa; sensores; alarme caso o valor do CheckBox seja diferente do que os sensores leram, etc…

Caso este seja o seu primeiro contato com o E3, sugiro que faça primeiro o “Tutorial do E3 para desenvolvedores”, após ele será mais fácil de criar a aplicação que deseja e também poderá nos informar de forma mais detalhada e específica quais os pontos de dúvida no desenvolvimento:
https://www.elipse.com.br/downloads/?key=desenvolvedores&language=ptbr