Dúvidas de Principiante

Boa tarde, sou novo do fórum e tenho conhecimento a nível de operador no Elipse E3 que é usado para operar um complexo hidroelétrico onde trabalho. Tenho uma dúvida simples, se alguem puder ajudar ou me passar o caminho correto para aprender eu seria muito grato.
Gostaria de saber se é possível obter os valores de uma variável que está sendo exibida no viewer do elipse E3 para que seja exibida em outro local.
Ex:
O Viewer do elipse exibe um valor referente a um tanque contendo um liquido qualquer. gostaria de saber se é possível exportar esse valor que está sendo exibido e mostrá-lo em uma aplicação qualquer em tempo real por exemplo. Alguem poderia me dar maiores explicações a respeito dessa possibilidade?
grato

Emerson

Boa tarde Emerson

Considero que o melhor caminho para “tempo real” seria realizar a comunicação via OPC. Neste caso o Elipse E3 será o OPC Server (ele tem suporte para isso) e sua “aplicação qualquer” deve ser OPC Client.

1 Like

@Lecenio, agradeço a atenção, mas poderia me passar algo pra estudar a respeito ou mesmo algum exemplo? Tenho algumas noções de programação em C# e queria exibir valores apresentados no viewer em uma tela de minha aplicação

Boa noite

Segue alguns exemplos, mas é só pesquisar na Internet:

https://www.opcconnect.com/source.php
https://fistfulofbytes.com/opc-sample-code/
https://support.industry.siemens.com/cs/document/21043779/programming-of-opc-da-net-clients-with-c-for-the-simatic-net-opc-server-(com-dcom)?dti=0&lc=en-WW

1 Like

muitíssimo obrigado…certamente vou ler o que me passou.

Fala Emerson, como está?
Uma outra alternativa é criar um driver Modbus TCP slave por exemplo no E3 com a base de dados que você precisa ler através de outra aplicação. Indico o Modbus por existirem várias bibliotecas e exemplos de utilização do protocolo em linguagens como C++, C#, Python e etc no GitHub, assim como o OPC. Porém acredito que se for para um ambiente de produção, uma licença OPC Server será mais cara do que um driver Modbus.
No canal da Elipse no YouTube existem vídeos ensinando sobre configurações básicas e avançadas do Modbus no E3.

@LeandroMarques, prazer enorme encontrar você por aqui. Então, perguntei se poderia pegar algo talvez do banco, ainda não estou acesso ao módulo de desenvolvimento do Elipse. Quero apresentar uma idéia e ganhar espaço onde estou. Penso em fazer uma conexão com o banco pra buscar os dados que preciso e exibir em uma tela de minha aplicação feita em C#. Mas certamente vou ler a respeito do que me passou. Desenvolvimento no Elipse ainda é algo complexo pra mim. Corro risco de perder desempenho ao fazer uma conexão com o banco do Elipse, buscar os dados e desconectar? Tudo isso a partir de minha aplicação. Penso em criar um loop para realizar essa conexão a cada 30 segundos. Conectar, obter os dados(Não são muitas informações) e desconectar. Basicamente níveis e geração de 6 hidrelétricas.

Pessoal bom dia!

Não estou conseguindo abaixar o elipse alguem sabe me dizer se esta com algun problema o site?

Bom dia @Moacir_Evangelista

Entrei no site e baixei o E3 e está normal.