Duvidas do Tutorial Elipse Mobile no ARDUINO video do youtube

Boa tarde,

sou iniciante em Arduino e Elipse, tentei desenvolver a aplicação conforme tutorial do yotube conforme link:

na protoboard montei os componentes conforme imagem :smile:

a primeira duvida é:

• preciso adicionar algum código na IDE arduino ou apenas usando o exemplo ElipseSample ja vai identificar os componentes (botao, resistores, Led) mencionado no tutorial do youtube citado acima?

na IDE arduino deixei assim o codigo:

aguardo resposta para continuar tutorial.

Jonas Matos

a imagem de como montei os componentes na protoboard.

@Jonas, boa tarde.

Você só precisa do código exemplo.

As linhas:
elipse.DigitalTags(14);
elipse.AnalogTags(6);

não serão necessárias, ok?

Abraços.

Então esta conforme. Porem não entendo como que não funciona os comando para ligar o LED manualmente atraves do botão. Ou o botão não tem serventia? Olhe a imagem da montagem no Proteus, me parece que esta tudo certo a ligação porem no proteus como na pratica apos descarregar o codigo para o arduino o circuito não esta funcionando. Estou batendo a dois dias nessa parte do tutorial pois tambem não consegui ligar o led via Elipse Mobile, mas entendo que antes de tentar como o mobile deveria funcionar manualmente.

@Jonas, bom dia.

Através do botão físico deve-se modificar um pouco o código. Ou seja, deve ter um código que ‘diga’: “caso o pino 2 (pushbutton) modifique, o pino 4 (LED) deve mudar”.
O código ficaria mais ou menos assim (modificar o 13 por 4):

#include <ElipseMobile.h>

ElipseMobile elipse;

void setup()
{
pinMode(13, OUTPUT);
pinMode(2, INPUT);

// start serial port at 9600 bps:
Serial.begin(9600);
while (!Serial) {
; // wait for serial port to connect. Needed for Leonardo only
}
}

void loop() // run over and over
{
int but = digitalRead(2);

// Serial.println(but);

if (but == HIGH) {
// turn LED on:
digitalWrite(13, HIGH);
} else {
// turn LED off:
digitalWrite(13, LOW);
}

elipse.ProcessCommands(); // communication interface with Ellipse Mobile Server.
}

Também seria interessante verificar a ligação no protoboard. Vê se tem alimentação na placa, etc.

Obs.: Uma parte do tutorial pode ser visto neste site
Abraço.

Agora sim PERFEITO, era o que eu imaginava e questionei em meu primeiro post ( não existia código) eu estava achando que tinha ficado maluco, como que ia funcionar se não existia código na IDE? apenas estava incluído a biblioteca (#include <ElipseMobile.h>) e as únicas linhas "elipse.DigitalTags(14);
elipse.AnalogTags(6);" que existiam você pediu para remove-las . (RISOS)

Vou copiar o código e ver o resultado MANUALMENTE. Logo posto se funcionou e qual a próxima duvida.

Bem, entao ficou assim:

O codigo esta EXATAMENTE assim, sem mais nem menos.

#include <ElipseMobile.h>

ElipseMobile elipse;

void setup() **
{
** // start serial port at 9600 bps:

** Serial.begin(9600);**
** while (!Serial){**
** ; // wait for serial port to connect. Needed for Leonardo only**
** }**
** pinMode(4,OUTPUT);//Definindo pino digital 4 como de saída.**
** pinMode(2,INPUT);//Definindo pino digital 2 como de entrada.**
** digitalWrite(2,1);//eliminar resistor de pullbot**
}
void loop() {
** //Lendo o estado do pino 2, constante botao, e atribuindo **
** //o resultado a variável estadoBotao.**
** int leitura = digitalRead(2);**
** //Verificando o estado do botão para definir se acenderá ou**
** //apagará o led.**
** if (leitura==0){**
** digitalWrite(4,1);//Botão pressionado, acende o led.**

** }else{**
** digitalWrite(4,0);//Botão não pressionado, apaga o led.**

** }**
** elipse.ProcessCommands(); // communication interface with Ellipse Mobile Server.**
}

:smiley:

1 - Em void setup, onde tratamos o while (!Serial) no exemplo tem uma informação que me faz parecer estar esperando eu adicionar uma porta nesse espaço. Estou certo? Preciso alterar novamente o codigo ou posso partir para a parte do ELIPSE?

Bem, vou informar onde travei…

no celular consegui visualizar o status do LED e quando clico no botao (protoboard) o led ascende e visualizo no celular o led ligado. Porem quando tento atraves do celular ascender ou apagar o led, nada ocorre e não aparece nenhuma msg de falha, simplesmente nada acontece.

O que esta errado?

@Jonas,

É possível que não funcione, pois, no código, informou que o LED depende do valor do PushButton para funcionar. Logo a saída 4 (LED) só irá acender se a entrada 2 (botão) estiver ativa.

O que pode fazer como teste é utilizar, por exemplo, o pino 13 para verificar o funcionamento do liga/desliga do LED.

Experimenta utilizar esta outra saída, ok?

Abraço.