E3 OPC Client & Arduino OPC Server

Estou estudando a viabilidade de utilização do protocolo OPC para comunicação entre o E3 (OPC Client) e o Arduino (OPC Server).
O que acham? Será que funciona?
Vamos testar e compartilhar os resultados!

Olá Daniel,

Da parte do E3 funcionará perfeitamente, basta criar o OPCServer utilizando um software ou bibliotecas do Arduíno.

Dê uma olhada no material abaixo:

1 Like

Olá Gabriel,

Encontrei este tópico e gostaria de tirar uma dúvida…

Eu desenvolvi uma aplicação com o ArduinoOPCServer 1.6 funcionando pela ethernet. Funciona OK.
Gostaria de saber como funciona o driver cliente OPC do elipse quanto as licenças… por enquanto estarei utilizando uma versão demo do E3. Mas preciso saber disso para dar continuidade ao projeto.

SDS
Daltro

1 Like

O Elipse E3 é cliente OPC nativo, não é necessário aditivos na licença para que ele comunique com servidores OPC.

No modo Demo temos a limitação de 20 variáveis de comunicação, que comunicam por 2 horas em modo runtime.
Possuindo licença de desenvolvimento (Studio) a comunicação e com tags ilimitadas por 6 horas.
E com licença do E3 Server é por tempo ilimitado, porém você deve escolher um pacote de tags.

1 Like

@daltro
Conseguiste comunicar o Arduino OPC Server com o Elipse OPC Client?

Daniel,

Infelizmente eu não tenho o Elipse instalado em minha maquina, por isso não posso responder a sua pergunta categoricamente.
Entretanto, testei com iFix e HIscada e ambos funcionaram perfeitamente e um detalhe importante… são 02 placas do Arduíno Mega2560 ambas utilizando ethernet W5100, nos testes feitos coletei e escrevi dados em ambas.
Então, por analogia, creio que com o Elipse, o resultado não será diferente.

SDS
Daltro

1 Like