Elaborar aplicações auto-construtiva

Estou fazendo uma tese para o https://mystudybay.com.br/como-fazer-seu-artigo-academico-pronto/ a qual faz uma correlação entre o uso de algumas versões do software Elipse e uma melhor economia de recursos nas indústrias de alimentos, bebidas e agronegócio. Achei super interessante, mas comecei a entrar mais de cabeça na parte que tem mais a ver com o software e suas linhas de código e vejo que é tudo bem complexo, né? Pergunto isso, pois achei que o próprio chefe da área responsável pelos sistemas da indústria poderia gerenciar e mexer nas configurações do programa, mas pelo visto é necessário um técnico. É isso mesmo?

Boa tarde @DeirdreAnderson!

Para alguns cenários, de acordo com a forma construtiva da aplicação no Elipse E3, é possível permitir que através de telas da própria aplicação, seja possível adicionar/remover/editar itens em tempo de execução (runtime), tornando-a assim, “autoconfigurável”. Importante lembrar que as opções de salvar configurações em runtime no Elipse E3, está disponível para os objetos do servidor, e não para as telas. Para que as telas absorvam novas reconfigurações de objetos alterados no servidor, é preciso programar está funcionalidade nela.

Qualquer dúvida não deixe de postar.

Atenciosamente,
Marco Antonio

@DeirdreAnderson

Na verdade, fazer a aplicação de uma maneira que “o próprio chefe da área responsável pelos sistemas da indústria poderia gerenciar e mexer nas configurações do programa” que é a parte complexa e que você precisa de um técnico com conhecimentos mais avançados em desenvolvimento e arquitetura de software.

Você consegue sim fazer uma aplicação que o próprio chefe da área conseguiria fazer a configuração… mas para chegar nesse ponto você vai precisar de um especialista que consegue manipular e criar tudo para que fique dessa maneira mais simplificada para quem não tem o conhecimento avançado em programação.

O conceito aqui é muito parecido com um WIX da vida, que qualquer pessoa pode montar um site por eles, mas para que qualquer pessoa consiga isso você tem uma equipe preparando a aplicação para isso… para que ele consiga fazer de forma autônoma o site dele…

No E3 seria a mesma coisa… para ter uma autonomia para o cliente você precisa de uma equipe técnica construindo essa possibilidade…
E falo por experiência própria… já precisei fazer esse trabalho de automatização do processo para facilitar a vida do cliente final.