Elipse como OPC Server - Acesso remoto

Pessoal, tenho um PLC da Altus utilizando o Elipse Scada como OPC Server através do Driver disponibilizado no próprio site. Localmente corre tudo bem, consigo manipular perfeitamente os tags do PLC. Porém, ao tentar acessar o OPC Server do Elipse por Clients remotos, não consigo identificar o OPC do Elipse. Sei que o Elipse Scada OPC Server não roda como serviço. Gostaria de saber se tem alguma manobra para rodar o E. Scada como serviço e configurá-lo na DCOM, ou se realmente essa funcionalidade de acesso remoto é impossível no Elipse Scada.

Obrigado!

Pedro Ivo

Pedro,

O Elipse SCADA tem suporte nativo a OPC (Cliente e Servidor). Não exige nenhum driver adicional ou licença especial.

Revise as configurações de Firewall e DCOM, conforme detalhado no nosso KB (link abaixo).

http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/4139

Obs: o artigo descreve as configurações de DCOM usando o E3 como exemplo. As mesmas configurações devem ser realizadas para o Elipse SCADA ou qualquer outro Servidor OPC.

Gustavo, isso é pouco provável. As configurações de Firewall (inclusive está desabilitado) e DCOM estão corretas, tanto que um OPC da Vipa eu consigo acessar facilmente remotamente. O problema, ao meu ver, está no fato de que tanto no E3 (exemplo que você me passou) como no VIPA, os OPCs levantam um serviço que pode ter a segurança alterada na DCOM para que possa ser acessado remotamente. O E3 é o E3SERVER que ele cita no procedimento. No caso do Elipse SCADA, ele não levanta o ElipseScadaServer na DCOM e por isso meu acesso é negado a ele quando tento acessá-lo remotamente! e não tenho como alterar a segurança dele como sempre faço.

Pedro,

O Elipse SCADA é iniciado automaticamente ao receber a requisição de um Cliente OPC. Também é possível configurá-lo para que carregue uma aplicação específica quando isso acontecer.

Nas imagens abaixo você pode ver como o Elipse SCADA aparece na lista de configurações do DCOM e como ele aparece na lista de Servidores OPC da rede.

Pois é Gustavo, já configurei esse ElipseScada que aparece na DCOM liberando todas as permissões possíveis. Porém, quando vou analisar uma conexão remota com o ElipseScadaOPCSvr.1, eu recebo uma mensagem de “Access Denied”. Na minha opinião, se fosse problema com o firewall ou as configurações gerais de DCOM, eu não deveria ser capaz de acessar nenhum outro OPC Server remotamente.

Tem que seguir as instruções do artigo à risca, tanto para o Elipse SCADA quanto para o OPCEnum.

gustavo, já fiz tudo que diz no que você indicou. Continuo a receber a mensagem :"COM/OPC error 0x80070005 on CoCreateInstanceEx()
Error string: Access is denied

Could not connect to remote server ElipseSCADA.OPCSvr.1

1 Like

Você tem a possibilidade de testar em outra máquina?

Alterei a questão das contas de usuário. Na máquina do OPC Client loguei com um nome de usuário e senha iguais a conta de administrador da máquina do ElipseOPCSvr. Não estou recebendo mais a mensagem de erro de acesso negado acima. consigo adicionar o servidor sem erro, porém não aparece nenhuma tag no tag browser e o estado do OPC esta como suspended, ao invés de running. Bom, vou tentar testar em outra máquina aqui. O fato do ElipseScada rodar como um Local Server e não um Local Service (como a maioria dos OPCs), não tem influência nessa questão? será que estou usando uma versão do Elipse Scada que não suporta esse tipo de acesso?

Você tem alguma aplicação aberta no Elipse SCADA? Essa aplicação possui tags? Essa aplicação está rodando?

Quanto ao status “Suspended”, isso normalmente indica que não tem nenhuma aplicação rodando no Elipse SCADA.

Sim Gustavo. Como mencionei antes, através de qualquer OPCClient que esteja na mesma máquina do Elipse, consigo monitorar as tags normalmente. O problema está no acesso remoto.

Pedro,

Você pode me dar acesso remoto ao computador?

Enviei as credenciais do acesso para o teu e-mail Gustavo.