Elipse - CPU S71200 DC/D/DC comandos

Bom dia. Estou tentando comunicar um CPU modelo S7-1200 com o elipse utilizando M-Prot. Consigo receber os status de estado porém, aparentemente, não consigo enviar os comandos em bit. Mesmo selecionando o UseBitFields.
Alguém poderia me auxiliar com esse problema?

@Ludimilla, bom dia.

Qual é variável que está tentando escrever (ex.: DB1:DBX0.1)?

Sds.

São variáveis típicas, do seguinte modo: %DB.DBW52.

@Ludimilla,

Baseando-me na variável que informou, então deve-se configurar da seguinte forma (considerando comunicação via ISOTCP):

N1 = 0
N2 = 309 (W = 3; DB = 9; 3*100+9)
N3 = 1 (nº do bloco DB)
N4 = 52 (endereço)

Habilitar o UseBitFields desta tag e utilizar o Bit (BIT00, BIT01, etc) que quer comandar.

Por favor, testar.

Sds.

1 Like

Olá Fernando. Testei e deu certo!

1 Like

Olá Fernando,

E se não usar os DB, conseguiria usar as memórias diretas, tipo %MX0.0, por exemplo ou tem que ser %MW0, ai decompõe em bit, isso? É que minha utilização seria para alarmes, pois trocamos o CLP para S71200, e antes era usado booleano para alarmes, e agora não estou sabendo como fazer com este equipamento, sendo que não permite colocar endereço com ponto, tipo %MX0.0, como proceder?

@ezequielsd, boa tarde.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de configurar este equipamento, mas acredito que se tiver uma variável do tipo %MW0 desmembrado, poderá configurar da seguinte forma:

N1 = 0 (considerando ISOTCP)
N2 = 308 (W = 3; M = 8; 3*100+8)
N3 = 0
N4 = 0 (endereço)

Habilitar o UseBitFields desta tag e utilizar o Bit (BIT00, BIT01, etc) que quer ler/escrever.

Sds.

@Fernando Entendi, como faço para habilitar essa propriedade?

Clica na tag e na lista de propriedades habilitar o UseBitFields:

Quando associar a tag para selecionar um BIT, deve-se utilizar o BITXX ao invés do Value, ok?

Sds.