Elipse Data Model não abre

Olá pessoal. Tenho tentado abrir o Data Model 1.0 na minha máquina, mas não aparece nada. Observei pelo gerenciador de tarefas que o processo dele, assim que tento abrir o .exe, aparece por 1, 2 segundos e some. O serviço ElipseDataModelService permanece com o status “Parado”. Clico com o botão direito para iniciar ele, aparece “Inicializando” por alguns segundos, e retorna ao estado “Parado”.

Junto ao suporte da Elipse já verificamos diversas possibilidades de solução, mas nenhuma resolveu e esgotamos as opções. Todos os outros softwares elipse na máquina funcionam normalmente (E3 e componentes EPM), os redistribuíveis C++ e os .NET frameworks estão todos atualizados, assim com o próprio windows 10 versão 21H2 também. Foi tentado inicialização limpa do sistema, sem solução. Foi tentado reinstalação com nenhum tipo de antivirus/defender habilitado, sem solução.

Observando os eventos do windows, alguns erros associados que aparecem são:

Nome do aplicativo com falha: ElipseDataModelTool.exe, versão: 1.0.128.0, carimbo de data/hora: 0x619d498f
Nome do módulo com falha: KERNELBASE.dll, versão: 10.0.19041.1466, carimbo de data/hora: 0xc79f51a9

Aplicativo: ElipseDataModelTool.exe
Versão do Framework: v4.0.30319
Descrição: O processo foi terminado devido a uma exceção sem tratamento.
Informações da Exceção: System.IO.FileNotFoundException
em System.Reflection.RuntimeAssembly._nLoad(System.Reflection.AssemblyName, System.String, System.Security.Policy.Evidence, System.Reflection.RuntimeAssembly, System.Threading.StackCrawlMark ByRef, IntPtr, Boolean, Boolean, Boolean)
em System.Reflection.RuntimeAssembly.nLoad(System.Reflection.AssemblyName, System.String, System.Security.Policy.Evidence, System.Reflection.RuntimeAssembly, System.Threading.StackCrawlMark ByRef, IntPtr, Boolean, Boolean, Boolean)
em System.Reflection.RuntimeAssembly.InternalLoadAssemblyName(System.Reflection.AssemblyName, System.Security.Policy.Evidence, System.Reflection.RuntimeAssembly, System.Threading.StackCrawlMark ByRef, IntPtr, Boolean, Boolean, Boolean)
em System.Reflection.RuntimeAssembly.InternalLoad(System.String, System.Security.Policy.Evidence, System.Threading.StackCrawlMark ByRef, IntPtr, Boolean)
em System.Reflection.RuntimeAssembly.InternalLoad(System.String, System.Security.Policy.Evidence, System.Threading.StackCrawlMark ByRef, Boolean)
em System.Reflection.Assembly.Load(System.String)
em ElipseLoggerManaged.LoggerFactory.Create(System.String)
em ElipseLoggerManaged.LoggerFactory.Create(Int32, Int32, Int32, Int32)
em E3DataModelTool.Shell…ctor()

Não foi possível iniciar o serviço ElipseDataModel devido ao seguinte erro:
O serviço não respondeu à requisição de início ou controle em tempo hábil.

Boa tarde Vinicio,

Faça o seguinte, por gentileza:
Desinstale o Elipse Data Model através do Adicionar e Remover Programas (ARP) do Windows e depois faça o download do arquivo link abaixo:

Em seguida, instale o EXE que está no ZIP e verifique se no Painel de Controle existe algum item com nome semelhante a Elipse Event Log … 4.5.116

Depois instale novamente o Elipse Data Model e tente abri-lo novamente.

Qualquer problema, por gentileza nos envie as informações/mensagens e se possível algum print para ajudar (nesse caso um print do ARP é necessário também).

Muito obrigado.
Renan

1 Like

Bom dia Renan. Agradeço o seu contato. O Samir Lima da Elipse de SP me passou a mesma solução alguns dias antes e após aplicá-la, funcionou! De qualquer forma, fica aqui o registro para os clientes com o mesmo problema.

Aproveito para agradecer novamente ao @samir também que passou alguns bons dias nessa frente me apoiando e sempre atencioso. A equipe de suporte da Elipse está de parabéns :slightly_smiling_face:

Boa Tarde!

O meu deu o mesmo problema. Segui o passo a passo que Vinicio Neto informou e fez a instalação do EPM data model, porém quando eu tento conectar.
Ele aparece uma msg de Erro, que o Elipse Server não possui licença.
Eu estou com a versão DEMO do EPM, o EPM data model não esta liberado?

É liberado em modo demo sim, Paulo. Você está com a versão mais recente do EPM?

Estou com a versão 4.10.192 de todos menos do EPM Web server que é 4.10.197.
A versão mais recente de todos.
Não entendi o erro.

Olá, Paulo!

Você pode mandar um print da tela “Management > Product Key Information”?

Veja abaixo um exemplo de como deve estar a programação em modo Demo:

Eu tirei print da tela e parece que não é liberado Data Model.

Existe outra versão demo que eu possa utilizar?

Olá, Paulo!

Observe na imagem que você mandou que o seu EPM não está em modo Demo. Para estar em modo demo você deve desconectar a chave do seu computador ou entrar em contato com o seu consultor da Elipse para pedir a inclusão do Elipse Data Model na chave.

1 Like

Eu tinha baixado o EPM data Model na intenção de imigrar as TAGS do ELipse E3 para o EPM.
Existe algum outro modo sem ser pelo EPM Data model?
A licença que eu tenho Elipse E3 não inclui o EPM.
Se eu instalar o EPM em outra máquina eu consigo transferir as Tags do Elipse E3 ?

Oi, Paulo!

Acho que você precisa apenas importar as variáveis que deseja coletar. Peço que verifique o capítulo sobre Interface E3 e sobre Basic Variables no tutorial do EPM, disponível em docs.elipse.com.br.

1 Like