Elipse E3 Comunicando MQTT

Existe alguma forma pratica de se comunicar o Elipse E3 com um servidor MQTT?

Está em desenvolvimento um driver MQTT para o Elipse E3.

Voce poderia informar que tipo de equipamento ou implementação de MQTT tem intenção de utilizar? É que estamos precisando validar a interpretação dos dados para ver a aderência a diferentes equipamentos. O MQTT não padroniza o formato dos dados em si, muitas vezes se usa algo no padrão JSON ou XML.
Teria um exemplo de formato de dados ou nome de equipamento para nos passar?

Marcelo, obrigado pelo retorno.

A intenção inicial é testar com um Raspberry Pi (e provavelmente com um arduino e um ESP8266). Para campo pretendo utilizar o SIMATIC IOT 2040.
Todos estes equipamentos irão publicar/subcrever em um Brokker Mqtt (implementação Mosquitto da Eclipse). Se tudo ocorrer bem poderao ser migrados para um broker comercial.

Quanto ao formato de dados, a principaio todos serao dados do tipo Float pq sao valores de vazão, pressão, etc.

Se tiver mais alguma informação que eu possa ajudar, basta avisar.

Abilio, eu digo como os seus dados de processo (vazão, pressão) serão expostos na parte de dados do MQTT, como um texto.

Eu tenho um exemplo de um equipamento que usa o padrão JSON. Supondo um equipamento com duas entradas analogicas, o padrão é assim:

{“s”:1, “t”:“2014-07-11T15:26:37Z”, “q”:192,“c”:1, “ai1”:-1.234567, “ai2”:-123.4567}

Veja que tem um timestamp, qualidade e o valor das duas entradas com ponto flutuante.

Voce tem um exemplo similar?

Não vou ter um exemplo assim não marcelo,

Em todos os equipamentos eles já utilizam uma biblioteca MQTT Client, então pra mim é transparente nesse nível, eu simplesmente subscrevo em um topic para realizar a leitura dos equipamentos em campo ou publico os valores e os equipamentos que estão inscritos nesse topico recebem.

Olá @Abilio_Junior,

No caso do E3 como broker, os clients poderiam assinar e escrever nos tópicos.

Já como client, implementando um driver, o endereço do tag seria o tópico, certo?

Um abração

Oi Alexandre,

Na minha cabeça o ideal seria que cada tag fosse um tópico sim, como você falou. E essas tags seriam configurada pelo campo dispositivo ou item no E3.

Confesso que não pensei no E3 como um broker, apenas como cliente.

@Abilio_Junior, sim, claro, no caso o E3 como cliente funcionaria com o Gateway.

Mas é interessante também com o server.

Esse driver já foi desenvolvido?

@Abilio_Junior, conseguiste comunicar o E3 com o Raspberry?

Consigo sim.
comuniquei modbus tcp apenas.

Como vc fez essa comunicação? No Raspberry, utilizou a distribuição Raspbian do Linux ou o Windows 10 IoT?

Daniel, Eu uso a raspibian mesmo.
Nele inicializo o serviço do nodered.
O nodered ja possui uma objeto de configuração modbus.

1 Like

Abilio_junior Gostaria de comunicar o raspiberry pi 3B com o elipse e3 tu pode me ajudar preciso através do elipse clicando em um botão conseguir um sinal na saida das gpios do rapiberry e através de um sinal de entrada nas gpios do rapi conseguir mostrar algo na tela do elipse é para um trabalho academico pode me ajudar por favor.

Vou procurar meu rasp e te retorno.

Sugiro utilizar o próprio Raspberry como broker e fazer a publicação pela biblioteca python paho-mqtt. Depois, basta configurar o tópico no driver MQTT do E3 para leitura do GPIO. Vale lembrar que o monitoramento em tela dos tags do driver MQTT não funciona em modo demo, apenas com licença Studio ou Runtime.