Elipse E3 É possível converter a string "F" para seu respectivo valor hexadecimal 15?

Bom dia senhores

Sabem se é possível converter a string “F” para seu respectivo valor hexadecimal 15?

Estou tentando fazer o seguinte, por ex, converter o caractere ‘F’ para o seu respectivo valor em hexadecimal, equivalendo a 15 em decimal, porém ele me retorna o número 46 em hexadecimal, o que é o equivalente da tabela ASCII

Agradeço a ajuda

Att,

Note:

Dec Hex Value
15 0F SI (shift-in)
70 46 F

Logo:

# Asc to Dec
MsgBox Asc("F")
# Asc to Hex
MsgBox Hex(Asc("F"))

EDIT:
ASCII

1 Like

Bom dia @leandrobpedro e obrigado pela resposta

Acredito que não expliquei direito o problema, eu atualizei a minha publicação detalhando melhor o problema

Olá @vmarqueslourenco,

Para trabalhar com hexadecimais, ao invés de uma string “F”, você deve usar a notação &HF.

1 Like

Obrigado pela resposta @nivaldonicolau , concordo que é possível da sua forma, porém estou pensando em uma possibilidade de converter o caractere “F” puro mesmo direto no número 15 em decimal

Olá @vmarqueslourenco,

Qual a aplicação prática que você está planejando?

Alguns pontos:

  • 15 é o valor decimal do hexadecimal F. Se você configurar um display para exibir o valor &HF, exibirá o decimal 15.
  • Para obter o valor hexadecimal de um valor decimal você pode usar a função Hex. Ex.: Hex(15) => “F”.
Sub Foo()
	MsgBox StringToHex("F")
End Sub

Function StringToHex( s )
	With New RegExp
		.Global = True
		.Pattern = "^([0-9a-fA-F]+)$"
		If .Test( s ) Then StringToHex = Eval("&H" & s)
	End With
End Function
1 Like

Vitor,

Experimenta usar o CLng("&HF").

Muito obrigado pela ajuda, pelo exemplo do @leandrobpedro consegui resolver o problema

1 Like