Elipse E3: envio de tags de comunicação para nuvem via MQTT

Uso o Elipse E3 para coletar informações de um CPL através de um driver Modbus e preciso enviar esses dados para nuvem via MQTT. Estou com dificuldades para configurar esse envio de informações do Elipse 3 para nuvem via MQTT. É possível realizar esse tipo de comunicação, ou seja, fazer o MQTT publicar dados coletou do Elipse E3?

Olá Luciana,

Em nossa base de conhecimento há um exemplo que realiza a leitura de dados via driver Elipse MQTT:
Aplicação exemplo: Driver MQTT em comunicação com Broker Mosquitto MQTT.

Para realizar a escrita, basta inserir o mesmo texto em Subscribe e no parâmetro Item do tag de comunicação.

Em caso de dúvidas, envie sua aplicação para o meu e-mail (delio@elipse.com.br).

Boa tarde,
Obrigada.
Era isso mesmo que eu precisava testar.
Att.

Boa tarde! Não estou conseguindo fazer a operação de publish. Se eu rodar apenas o teste do driver MQTT e escrever um valor direto no driver ele é publicado para o broker. Porém se eu fizer a associação do TAG do driver com um TAG contador, por exemplo, nada é publicado para o broker.

Rogers,

Qual é a versão do driver MQTT que você está utilizando?

Como exatamente você fez a associação? Poderia mandar um print?

Você está utilizando o E3 em modo demo?

Paulo,
A versão do driver MQTT é a 1.0.14.

Fiz uma associação reversa do valor de um tag contador com a value de um tag no driver, conforme abaixo:

E, sim, por enquanto só testei no modo demo do E3 v 4.6.162.

Rogers,

No modo Demo, a comunicação em runtime é permitida somente com 1 driver de nível 0. Não é o caso do Driver MQTT. Por isso, a comunicação só está funcionando pelo Studio.

Paulo,

Consegui testar a aplicação com uma licença runtime e funcionou perfeitamente. Muito obrigado pela ajuda.

1 Like