Elipse OPC UA Cliente de servidor remoto

Quero fazer um driver OPC UA no Elipse se conectar a um servidor OPC UA em uma máquina remota no mesmo domínio.
Quando passo o endereço do servidor OPC UA para a propriedade EndPointURL do driver OPC UA e ativo a comunicação, ao tentar importar tags, eu recebo o erro:
A busca de nós falhou. Verifique a conexão com servidor OPC UA.
Código de erro 8004FCBA.

O endereço da máquina servidor segue este padrão:
opc.tcp://NOME-DA-MAQUINA:62541/SimulatorServer

Procurei sobre o erro no Knowledge base e na internet mas sem resultado de busca, em inglês ou português.
Parece que o erro sugere o não reconhecimento do endereço, uma vez que o mesmo erro ocorre se passo um endereço errado.
Porém tenho uma aplicação Cliente OPC UA fornecida pela OPC Foundation e este cliente consegue se conectar ao servidor remoto passando o endereço que passo ao Elipse.

O problema pode não está no driver uma vez que quando inicio o servidor OPC UA na máquina cliente, na qual está o Elipse, e coloco o endereço para localhost ambas trocam dados.

Outras informações:

  • ambos, servidor e cliente, estão no mesmo domínio.
  • O Firewall de ambas as máquinas estão desativados
  • Utilizei o DCOM Wizard e chequei se as configurações estavam corretas
    http://kb.elipse.com.br/pt-br/questions/4139/Configurações+de+Firewall+e+DCOM+no+Windows+7+para+aplicações+Elipse.
  • ambas máquinas possuem o mesmo nome e senha
  • Ao tentar selecionar o servidor pelo botão ‘Selecionar servidor’ do Elipse, a aplicação reconhece a máquina do servidor e até a instância do OPC UA porém ao selecionar a instância nem o erro ao importar Tag ocorre, simplesmente o botão não gera um evento.

Solicito ajuda dos senhores.
Obrigado
Pedro Nascimento

Bom dia Pedro!

Qual é a versão do E3 que você está utilizando?

Bom dia,
Primeiramente Paulo,
Agradeço pelo suporte e agilidade,

A minha versão é:
E3 Studio - E3 versão 4.8.336

Att

Qual é o Servidor OPC UA que você está utilizando?

Não sei o que lhe responder. Que resposta espera e como posso verificar?
O servidor que uso teve como referência o publicado pela OPC UA Foundation no Git Hub e adaptado para propósito específico.

Poderia enviar o instalador do Servidor OPC UA e o log do E3 para pgustavo@elipse.com.br?

1 Like

O Servidor OPC UA estava retornando os pontos de conexão (endpoints) com o nome do servidor ‘localhost’. Faltava trocar o nome do servidor no arquivo XML de configuração do Servidor OPC UA.

1 Like

Opa, você conseguiu alguma implementação para embarcar em algum microcontrolador amigo? Estava querendo uma aplicação embarcada para comunicar com o Elipse via OPC UA.