Elipse travando durante operações de banco

Bom dia, se alguém puder me ajudar…

Possuo um sistema supervisório de uma fabrica de ração, e ultimamente em alguns momentos do dia acontecem alguns travamentos que preciso finalizar o elipse e abrir ele novamente, pelo log consigo identificar que ocorre em consultas no banco de dados, mas não consegui descobrir uma forma de resolver, alguém poderia me ajudar?

estranho que isso aconteceu uma vez, ficou um bom tempo com esse problema, semana passada estabilizou e agora voltou a acontecer.

Elipse E3 versão 4.6.162
Banco Microsoft SQL Server 2022 (RTM) - 16.0.1000.6 (X64)
Windows 10 Pro 10.0 (X64) (Build 22631)

exemplo de uma linha no log que deu erro em um simples select.
16218 2025-11-26 11:23:43.242 0x1D5C 0x68C SYSTEM Warning W00550: Thread E3DBEngine.DBEngineHost {2984} is performing a lengthy operation (36.525 seconds elapsed). Currently at:
Thread DBEngineHost
CE3DBEngineHost::CreateRowset
CDBRuntime::CreateRowset(“SELECT * FROM Dosagem_BL06
WHERE Lote = ‘<%idLote1%>’ and idBat = ‘<%idBat1%>’ and Cod_MP = ‘<%idMP1%>’”,0,1)
CThreadRowset::StartThread 11

Boa noite, nesse log eu vejo algumas mensagens distintas de lentidão mas algumas envolvendo banco como essa que vc destacou.

1. Essa operações estarem lenta pode ser consequência de alguma operação no servidor que esteja afetando a aplicação e banco.
  2. Caso o problema esteja na execução das consultas mesmo aparentando ser uma simples query, verifique a quantidade de dados que essas consultas retornam e o tempo que ela demora para ser executada, a query pode parecer simples mas pode estar com uma performance ruim sendo isso aconselho a criar indices

Boa noite Afonso, obrigado desde já pelo retorno.

essas tabelas normalmente tem poucos dados, são informações que trafego pela linha de produção e geralmente possuem apenas 1 linha.

sobre esse primeiro ponto que comentou, tem alguma ideia de possibilidade de monitorar? porque olhando os logs o problema sempre acontece durante uma operação no banco…

Bom dia, se na tabela existe gravado apenas uma linha provavelmente não é o gargalo.

Do ponto de vista aplicação eu verificaria:

1. A existência de algum script ciclico no servidor
  2. Scripts com longos laços de repetições
  3. Verificar no log um possível padrão de hora das ocorrências ou mensagens de execuções anterior as ocorrências.

Do ponto de vista do Hardware eu verificaria:

1. Memoria RAM da maquina no momento das ocorrências e quais processos consumem mais memoria e investigar se o mesmo está afetando a aplicação.
  2. Se estiver utilizando o banco de dados na mesma maquina que o E3 verifique se o banco está configurado para a utilização limitada de memoria.
1 Like