Erro "Failed to read value."

Antes de realizar a configuração do firewall, realizei o teste de comunicação entre o arduiíno e o mobile, consegui sucesso. Mas após a configuração, ao realizar o teste ocorre o erro “Failed to read value.”. Não consegui descobrir como se corrige esse erro.

Bom dia Augusto,
A configuração do firewall não influencia na comunicação entre o Mobile Server e Arduino se estiver utilizando a comunicação padrão.
Para confirmar isso, você pode desligar o firewall e testar a conexão novamente.

Se tiver alguma dúvida, estamos a disposição.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Boa tarde @MaikonFarias, mas o erro continua.

Se o erro continua, então não deve ser o firewall.

Você ainda consegue enviar código para o Arduino?
E testar o Serial Monitor que fica no editor do Arduino > Tools > Serial Monitor.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Acho que você me entendeu mal, não quis dizer que o problema foi o firewall, estava descrevendo o que aconteceu comigo. Quanto as perguntas, sim, consigo gravar códigos no arduino e usá-lo normalmente para outras aplicações, como a serial monitor.

Entendi melhor o seu problema.

A conexão chegou a funcionar alguma vez entre o Mobile Server e Arduino?

Um possível motivo pode ser que a comunicação já esteja em uso, por exemplo com o Serial Monitor aberto.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

A primeira vez que testei funcionou. Quando o erro de comunicação é a porta serial já está em uso, o erro que ocorre avisa exatamente isso. Deletando e reinstalando tudo, voltou a funcionar. Mas gostaria de saber o motivo desse erro, pois não posso ficar deletando e reinstalando programas sempre que isso ocorresse.

Outra dúvida que tenho é se é possível usar um botão do elipse para escrever em registradores internos no arduino, ou se o programa só permite escrever/ler as portas analógicas e digitais. Não sei se posso perguntar isso aqui, ou se devo criar um novo tópico com isso.

@AugustoFirmo

É possível ler/escrever na memória interna do arduino, par a isso você irá precisar da biblioteca EEPROM.h e terá que fazer algumas alterações no arquivo ElipseMobile.cpp, presente em Documents\Arduino\libraries.

No link a seguir fiz um passo-a-passo mostrando como fazer isso.

Olá, estou tendo o mesmo problema: Failed to read value. o que devo fazer?

Olá @Fabio_Monteiro,

Precisamos de mais informações para entender o problema.

Você tem a versão atualizada do Elipse Mobile Server?

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

Estou tendo o mesmo problema, quando instalei o server pela primeira vez no meu computador a conexão funcionou normalmente. Já chequei o uso das portas seriais por outros programas e, quando o problema é este, o aviso de erro se dá como tal. A versão que está atualmente instalada no meu computador é a 1.1.137 e estou usando um arduino mega 2560. já inclusive desinstalei o server e o reinstalei para ver se resolveria o problema, testei também em outro pc e com outro arduino. Nas raras vezes em que consigo comunicar, se o supervisório roda por um tempo (alguns minutos) o erro que obtenho é que a conexão não pode ser estabelecida, pois provavelmente está sendo usada, porém o único programa que estaria usando ela é o próprio server. Achei que talvez se encerrasse a aplicação, assim teoricamente cessando o monitoramento da COM utilizada, talvez conseguisse estabelecer uma nova conexão, mas quando o teste é efetuado, a mensagem retornada persiste. Recapitulando: não consigo conectar, erro: failed to read value, e quando conecto, pouco tempo depois a porta serial usada fica inutilizável. Será que poderiam me dar um norte de como resolver este problema?

@gabriel_sola

Olá Gabriel,

Você consegue utilizar o Serial Monitor que fica no software do Arduino?
Poderia testar antes de abrir o Elipse Mobile Server, e depois tente utilizar o Serial Monitor novamente depois que o problema aparecer pra ver se funciona normalmente.

Agradeço ao feedback, não tivemos a oportunidade de testar com Arduino Mega ainda, isso pode nos ajudar a melhorar para o futuro.

Se continuar com dificuldades, estamos a disposição.

Att,
Maikon Farias Roldão
maikon@elipse.com.br

@MaikonFarias

Olá Maikon,

O que me parece estar acontecendo é que o ElipseMobile Server está ocupando a porta serial, porém mesmo depois que paro a aplicação ela não é liberada, não habilitando estabelecer outra conexão ou alterar a página de supervisório com outras Tags. O caminho para contornar isso foi dar um stop service no Server, daí eu consigo usar o Arduino IDE para carregar códigos ao Mega e usar o serial monitor. Porém, mesmo fazendo isso quando reativo o Server a comunicação já aparece como ocupada quando acesso o host. Além disso, este problema acontece somente quando consigo conectar e o supervisório roda por certo tempo, na maioria das vezes quando tento estabelecer uma conexão a mensagem retornada é o erro “Failed to read value” que ainda não encontrei uma causa raiz ou um procedimento que possa conseguir estabelecer a conexão com sucesso. Fico no aguardo de outros procedimentos para tentar resolver o problema.

Agradeço a ajuda.

Pessoal, estou com o mesmo problema para tentar conectar o meu arduino uno com o Elipse Mobile Server. Estou usando a última versão 1.4.136 do Server e a conexão do arduino através da IDE está normal. Alguém já descobriu o motivo deste erro? Tenho pesquisado no internet mas não encontro nada. Já reinstalei o Elipse Mobile Server várias vezes mas não resolveu. Alguma dica?