Expressões no Elipse Mobile:

É possível modificar algumas propriedades dos controles conforme algum valor de tag. Para inserir uma expressão é necessário iniciar o campo com sinal de “=”, o qual indica que o campo receberá uma expressão.

Por exemplo:

Vamos criar um controle do tipo “Display” e queremos que o “Título” modifique conforme a temperatura da água.
Suponhamos que o sensor da água esteja no “demo:TagInternal1” e que abaixo de 20ºC o título deverá mostrar “Água Fria”, acima dessa temperatura aparecerá “Água Quente”, no campo será inserida a seguinte expressão:

=ValueOf("demo:TagInternal1") <= 20?"Água Fria":"Água Quente"

Além do título, queremos que a cor do controle também sofra alteração conforme o valor da tag. Caso a temperatura esteja abaixo dos 20ºC o controle ficará azul, senão o mesmo será vermelho. Sendo assim, no campo “Cor” vamos inserir:

=ValueOf("demo:TagInternal1") <= 20?"#144E9F":"#C01F2A"

Resultado:

1 Like

Bom dia, sobre as expressões do Mobile, há condições de usarmos comparativos como: if, then, else?

Como exemplo, gostaríamos de alterar um display em 3 cores usando uma comparação de valores.

@dllorente, bom dia.

Consegui fazer comparação de valores para mais de duas cores da seguinte forma:

=ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) <= 10?"#0072B8": ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) > 10 && ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) <=15?"#006E51":"#C01F2A"

Assim irá trabalhar como if, elseif e else.

Sds.

EDIT 1: Se necessário, poderá comparar com outras variáveis do sistema também. Por exemplo:
=ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) <= 10?"#0072B8": ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) > 10 && ValueOf(“e3:Dados.TagInterno2”) <=15?"#006E51":"#C01F2A"

Muito Obrigado @Fernando

eu consigo fazer isso para mudar a imagem?

@ilana, bom dia.

Sim, também é possível. Segue um exemplo:

=ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) == 1?"/medias/valvula-1.png":ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) == 2?"/medias/valvula-2.png":ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) == 3?"/medias/valvula-3.png":ValueOf(“e3:Dados.TagInterno1”) == 4?"/medias/valvula-4.png":"/medias/Velocidade.png"

Sds.

1 Like

Boa tarde, é possível colocar um texto junto do valor da tag no subtitulo ou titulo?
Ex.: 10 A.

Sim Bruno! Por exemplo:

=ValueOf("e3:Dados.TagDemo1") + " A"

Deu certo, obrigado!

1 Like

Tem como limitar a quantidade de casas decimais que aparece no subtítulo?

Bom dia @BrunoRM,

Você pode usar a função .toFixed(n), onde n é o número de casas decimais.

Exemplo:
=ValueOf("e3:Dados.TagDemo1").toFixed(2)

2 Likes

Nivaldo muito obrigado. A sua dica foi super acertiva. Parabéns pelo conhecimento e por ajudar a comunidade.
Abs.

1 Like

Nivaldo é possível exibir a união de duas tags ?
Por Exemplo:
=ValueOf(“e3:Dados.TagDemo1”).toFixed(2) & " - " ValueOf(“e3:Dados.TagDemo2”).toFixed(2)

Boa tarde @AmaroCs,

Tente utilizar assim:

=ValueOf(“e3:Dados.TagDemo1”).toFixed(2) + " - " + ValueOf(“e3:Dados.TagDemo2”).toFixed(2)

Nivaldo boa tarde !
Vc é nivel “hard”. Testei e deu muito certo.
Você desvendou o mistério de concatenar 02 tags em uma unica exibição.
Muito obrigado campeão.
Abs

ATT
Amaro Celestino

1 Like

Fernando bom dia !
Eu consigo exibir no Titulo da Página uma imagem (Por exemplo o logo/slogan da empresa), ao invés de ser um texto digitado ?

Bom dia, minha tag retorna 4 valores, 0,1, 2, e 3 e para cada valor preciso que apareça uma palavra , é mais ou menos assim:
se tag = 0 Desligado
se tag = 1 Solicitado
se tag = 2 Funcionando
se tag = 3 Falha
Eu tentei algumas linhas mas não obtive resultado satisfatório.

Bom dia… Encontrei a solução, eu não tinha lido a publicação do Fernando, de abr’18, por se tratar de inclusão de imagens, mas serviu para solucionar meu problema, obrigado e desculpem pela falta de atenção.