Falha de Conexão Banco Oracle

Bom dia pessoal!

Estou tentando implementar uma aplicação básica para leitura de uma tabela em um banco de dados Oracle remoto.
Criei o descritor de serviço através do Oracle win32_11gR2_client.
Incluí na tela um E3Browser com uma Query, que mostrou os dados corretamente na tela “Visualizar”.
Porém, ao executar a aplicação, é mostrada apenas uma mensagem “Erro” no E3Browser.
Segundo o log gerado, não foi possível a conexão com o banco:

Warning W00252: DBServer[Oracle].Rowset/ADO: FAILED TO CONNECT to ‘XE’ (duration=0.0s)

(‘XE’) ErrorLocal = OpenAdoConnection() Error #0x80004005 Description:Componentes cliente e de rede Oracle não encontrados. Estes componentes são fornecidos pela Oracle Corporation e fazem parte da instalação do software cliente Oracle versão 7.3.3 (ou posterior).
O provedor não funcionará se esses componentes não forem instalados. (Source: Microsoft OLE DB Provider for Oracle) (SQL State: (null)) (NativeError: 0)

Alguma ideia do motivo de funcionar no E3 Studio e não funcionar no E3 Run?

Jean,

Registros de casos anteriores sugerem que essa falha acontece quando o servidor do banco de dados Oracle é 64 bits e o cliente 32 bits não está sendo utilizado ou está mal configurado/instalado.

Para o E3 comunicar com um banco de dados Oracle 64 bits é necessário instalar o Cliente Oracle 32 bits. Sugiro reinstalar o cliente 32 bits e reiniciar o computador. Se o problema persistir, envie o log do E3 para o meu e-mail.

Bom dia Paulo, grato pela resposta.

O Oracle do servidor é de fato 64 bits e inicialmente eu tinha instalado o cliente 64 bits.
Como não funcionou desinstalei e instalei o cliente 32 bits.
Contudo, o Oracle Uninstaller não funciona direito, então em uma nova tentativa o desinstalei e excluí todas as chaves relacionadas no regedit.

Reinstalei e o problema persistiu. Envei o log pro seu email.

Jean,

Recentemente um cliente passou pelo mesmo problema. No caso haviam alguns arquivos do Oracle Client e configuração de TNS que estavam direcionados para outro servidor, causando a falha. Para resolver a questão, eles reinstalaram/reconfiguraram o Oracle Client no diretório raíz (C:).

Jean,

Alguma novidade sobre este caso?

Se o problema ainda não foi resolvido, sugiro seguir as orientações deste artigo do KB da Elipse:

Bom dia Gustavo,

Ainda não foi resolvido, mas não tive tempo de tentar mais alternativas.
Pretendo refazer tudo em outro computador ou em uma máquina virtual para garantir que não há resquício nenhum de uma instalação antiga (apesar de eu já ter previamente limpado todas as chaves no regedit e as variáveis de ambiente).

OK Jean. Também poderia ser um destes casos:

https://community.oracle.com/thread/2367179
https://community.oracle.com/message/11103466