Olá a todos,
Estou ainda iniciando o uso do Elipse Scada e estou utilizando-o como supervisório para um sistema de controle de nível o qual utiliza um arduino UNO como hardware.
A questão é:
Gostaria de plotar um gráfico para verificar como é a resposta do sistema de acordo com o setpoint estabelecido.
Como é um sistema de primeira ordem, quero conseguir ver a curva característica em um mesmo plano. Eu tentei utilizar o gráfico de tendência, mas como ele vai ser movendo com o tempo, não consegui ver, no mesmo plano, o gráfico do setpoint com o da resposta para compará-los com uma simulação feita, por exemplo, no SCILAB.
Acho que a imagem explica melhor como quero plotar este gráfico.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Gráfico para sistema de controle PID
Olá @Sergio_Guimaraes,
Primeiro dois pontos:
-
Conseguiu comunicar o Arduíno com o Elipse SCADA?
-
Após comunicar você criou o Chart do SCADA em uma tela é colocou os tags, do SetPoint e o que retorna a os valores da curva característica?
Artigos relacionados:
- Kb:Comunicação com Arduino.
- Exemplo de comunicação do Arduíno com o E3 (comunicação similar a do Elipse SCADA).
- Tutorial Treinamento Elipse SCADA.
- Yb:Tutorial sobre a aplicação de Arduino e Elipse SCADA.
Olá Gabriel, obrigado.
Sim. Já consegui comunicar o arduino com o Elipse através do protocolo Modbus. Está aquisitando normalmente e consigo monitorar valores.
O que eu criei de gráfico foi um de tendência e lá adicionei aquelas penas, se não me engano, e a cada uma estabeleci uma tag (uma para setipoint e outra para resposta) e está funcionando normalmente. A questão, como disse é que não quero um gráfico daquela forma que vai se movendo a medida que o horário passa. Como disse, quero um gráfico no estilo deste que coloquei em anexo, ou seja, com um eixo em x do tempo com um valor limite para que pudesse comparar os gráficos.
Entendi,
Para deixar o gráfico estático siga as orientações abaixo:
- Salve os valores dos tags desejados em um histórico.(Organizer -> Novo Histórico);
- Mude a configuração da Tendência para “Carrega dados históricos do disco”.(janela de propriedades, aba Avançado);
- Aponte o arquivo de extensão .dat, criado pelo histórico.(Botão Configurar Consulta, aba Configurações);
- Ajuste o tempo inicial e final do gráfico (aba Consulta, opção Intervalo de tempo);
Ok. Obrigado. Vou tentar fazer dessa forma e depois posto o resultado.
Olá Gabriel. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Não consegui fazer funcionar…Tentei fazer exatamente assim, como você falou e nada. Percebi que na tela Hist > Tags há um campo para selecionar as tags a serem adicionadas ou retiradas. Quando clico em cima de alguma aparece a info: sem informação. Preciso muito conseguir plotar este gráfico para validar minha simulação.
Apenas complementando.
Eu vi alguns exemplos onde foi utilizado uma tag de tempo para esta ser utilizada no eixo x. Então, na hora de criar o gráfico, no eixo y ficava a tag da variável desejada e no eixo x esta tag de tempo. Tentei efetuar este procedimento e também não consegui.
Olá @Sergio_Guimaraes,
Dê uma olhada nessa aplicação exemplo.
O gráfico possui um script, para atualizar o ultimo minuto, porém você pode altera-lo e colocar a data desejada.
Obrigado Gabriel.
Vou tentar implementar com este gráfico.
Só uma coisa. Como disse no começo, estou começando a trabalhar agora com o Elipse Scada e tenho uma dúvida. Vi que você criou um arquivo hist.dat para utilizar este gráfico. Neste caso eu devo criar um com as tags pra poder utilizar neste gráfico? Ou posso simplesmente editar este hist.dat que você mandou e inserir as tags? E mais: Pra colocar estas tags neste hist.dat é necessário simplesmente adicionar as tags ou precisa configurar alguma coisa? Pelo que entendi este arquivo seria como um banco de dados onde o histórico da tag vai sendo salvo, entretanto quando tentei criar da primeira vez eu percebi que os valores das tags não estavam sendo salvos no arquivo hist que eu havia criado.Eu procurei neste tutorial do Scada que você me passou e não consegui verificar como adicionar e atualizar os valores das tags , pelo menos como preciso, neste hist.dat.
Olá @Sergio_Guimaraes,
Desculpe-me a demora, não havia visto que você tinha postado.
Bom na aplicação exemplo você pode substituir os tags do histórico (.dat) da aplicação.
Lembre-se que terá que mudar os nomes dos tags usando em possíveis scripts da aplicação.
Uma outra solução mais robusta e elegante é utilizar o Elipse Plant Manager, para armazenar e exibir os gráficos das variáveis.
Já conhece esse software?
Segue link com Informações e Download.
Também temos um canal no Youtube, com exemplos, tutoriais, possíveis ferramentas, dentre outros: