Prezados,
Achei bastante interessante o KB sobre HMI Alta Performance
Estou analisando algumas referências citadas no artigo para adaptar os centros de controle onde trabalho.
Enfim, comecei utilizando as bibliotecas e projetos desenvolvidos pela Elipse e adaptei alguns detalhes para melhor compatibilidade com nosso projeto e com o que desejaríamos monitorar. Segue abaixo algumas mudanças feitas:
-
Biblioteca HPDISPLAYMEDIA:
- hpControlsChart:
- Retirei os scripts para ajuste do máximo e mínimo da escala do grafico baseado nas mudanças de valor das propriedades VerticalMaximum/VerticalMinimum. Como o máx e mín não iriam se alterar coloque no script de inicialização e ajustei as propriedade no objeto mesmo. Menos associações.
- Como o gráfico é para uma idéia de projeção não achei ideal a pena do grafico ser do tipo “Tempo Real”, pois se o usuário mudar de tela a informação se perde. Criei a propriedade PenType e no script associei o tipo da pena que é criada dinamicamente com essa propriedade e assim posso ajustar para o modo “historico e tempo real” se quiser.
- Como o modifique para dados historico + tempo real o grafico pode demorar um pouco para fazer a consulta dos dados para exibir a pena. Acrescentei então variaveis de “datainicial” e “datafinal” na consulta do grafico, onde a datainicial = DateAdd(“s”, -hpControlsChart.TimePeriod, Now) e datafinal = Now assim fica bem mais rápido a consulta aos dados.
- hpControlsChart:
-
hpBarGraphAlarmLimVertical:
- Modifiquei o tamanho das fontes e display do Label e Unidade, estavam grande em comparação com a Barra em si.
- Dupliquei o marcador de Setpoint e as propriedades relativas para se ajustar às nossas necessidades. (Melhoria: Criar e ajustar dinamicamente a quantidade de Setpoints)
- Associar um BarGraphAlarmLim com um hpControlsChart em telas com zoom que se ajustam automaticamente, distorce completamente o posicionamento do objetos e consequentemente a relação entre eles (limites de alarme com a escala do gráfico). Melhoria: Criar uma função de ajuste do tamanho da tela com o tamanho dos objetos.
Ao analisar as bibliotecas com o STUDIO o mesmo encontrou alguns erros de associações. Basicamente apenas alguns links apontando para elementos com nome diferente. Dá para analisar e ver qual seria a associação correta e corrigir tranquilamente. Depois atualizo o post com as correções que fiz e outros componentes que tenho experimentado.
Enfim, gostaria de agradecer o empenho de toda equipe da Elipse, pois analisando as bibliotecas disponibilizadas observa-se o grande esforço que foi necessário para construir-la. Dificilmente com nossas atividades rotineiras teríamos tempo e mesmo engenhosidade para dedicar na construção destes componentes os quais após ler mais sobre o assunto nas referências bibliográficas, consegui enxergar o quanto ainda podemos melhorar no desenvolvimento dos nossos sistemas supervisórios, e o quanto os usuários destes sistemas têm a ganhar com o uso desta metodologia. Ainda espero criar algumas métricas para análise da operação antes de migrar nosso sistema, para assim poder medir se houve e de quanto foi o ganho na resposta à alarmes e condições anormais pela operação.
Mais uma vez, parabéns e continuem com o ótimo trabalho no KB e agora no fórum.
ps: Atualizarei ainda este post depois… se foi muito longo, me desculpem, mais espero que outros contribuam com suas experiências.