Importação de tags OPC por CSV

Pessoal, bom dia!

Tenho a necessidade de adicionar tags OPC no meu projeto, mas como são muitas, gostaria de fazer de forma otimizada, por exemplo via arquivo CSV.

Existe algum documento que me aponte na direção correta de como montar e importar esse CSV?

Fiz da forma mais simples que imaginei para teste e tive um erro. E não achei instruções para isso no E3 no KB, apenas para o SCADA.

Gostaria de sugestões para otimizar a importação de grandes números de tags OPC.

Obrigado!

@joao.goncalves, boa tarde.

Há duas formas de importar os tags OPC:

1. Depois de inserir o DriverOPC e selecionar o Servidor OPC, há a opção de importar os Tags “arrastando” do Servidor OPC para o Projeto corrente. Veja:

1. Entretanto, se preferir pelo CSV, precisará, na primeira linha, inserir as seguintes propriedades, na ordem que aqui está, para importação e depois preenchê-las nas linhas subsequentes:

ObjectType; Name; AdviseType; AlarmVerify; AllowRead; AllowWrite; BlockMode; CallTimeout; Compatibility; ConnectionTimeout; DataType; DeadBand; DeviceHigh; DeviceLow; DocString; Enable; EnableDriverEvent; EnableScaling; EU; EUHigh; EULow; Index; IsAlarmArea; ItemID; PathContainer; PathName; PathVolume; RealScan; ReconnectPeriod; Scan; ServerId; ServerMachine; ServerName; ServerStatus; Size; SyncWrite; UseBitFields; WriteFeedbackMode.

Ou, para facilitar, cria um DriverOPC, configura o Servidor OPC, importa 1 tag (seguindo o método 1) e exporta o arquivo em CSV para ter a estrutura montada. Depois, preencher o arquivo, salvar e importar no DriverOPC.

Obs.: Caso esteja utilizando o E3 em modo Demo, não será possível importar/exportar um arquivo CSV:

Sds.

Obrigado, Fernando!

Minha tentativa tinha sido exatamente exportando com um tag pra pegar a estrutura de colunas, mas não sei porque, uma coluna foi excluída ao comparar com as que você mandou. Creio que o erro tenha sido por isso.

Testei novamente esse método e funcionou sem problemas.

Agradeço a resposta!

@joao.goncalves,

Por nada!

Uma dúvida: saberia informar qual coluna foi excluída?

Foi a coluna “BlockMode”

Mas da segunda vez que exportei veio tudo certinho e a importação funcionou.

Entendido! Obrigado pelo retorno!

Sds.